26/06/2012

Ministro Celso Amorin visita Núcleos de Modernidade do Exército


No dia 14 de junho, o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, o Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, e Oficiais-Generais do Alto Comando, visitaram Organizações Militares (OM) consideradas núcleos de modernidade do Exército Brasileiro.

 A visita iniciou pelo mais novo órgão do Exército: o Centro de Defesa Cibernética, que visa a coordenar e a integrar os esforços do Setor Cibernético. Foram mostrados, em tempo real, algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas na segurança cibernética da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.

Em seguida, o Ministro esteve no Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), onde conheceu a dimensão, a capilaridade e o funcionamento das redes corporativas do Exército: EBNET – rede de tráfego de dados, voz e imagens, a Rede Integrada de Telecomunicações (RITEX) e a Rede Rádio Fixa, que interligam cerca de 600 organizações militares em todo o território nacional e em alguns países em que Brasil possui aditância ou missão de paz.

Após isso, dirigiu-se ao Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx). Lá, conheceu a Escola de Comunicações, local onde profissionais militares são habilitados na áreas de comunicações, eletrônica e informática. Visitou, ainda, laboratórios e conheceu os principais pontos do SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, que está sendo implementado, como projeto piloto, na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados, Mato Grosso do Sul.

Por fim, as autoridades visitantes acompanharam as atividades desempenhadas pelo Centro de Imagens e Informações Geográficas do Exército (CIGEx), responsável por produzir geoinformações sobre o Território Nacional.

Fonte: Exército Brasileiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário