13/06/2012

Nexter Systems confirma o fornecimento de veículos Aravis à Arábia Saudita

Até ao final de 2012, a Arábia Saudita receberá os primeiros veículos de rodas 4x4 altamente protegidos Aravis adquiridos à Nexter Systems. Através da empresa CAESAR International, foram adquiridos em 2011 um primeiro lote constituído por 73 veículos e um segundo constituído por 191 unidades em diversas configurações para provavelmente equipar a Guarda Nacional da Arábia Saudita (Saudi Arabia National Guard-SANG).

 A versão básica tem um peso de 12.5 toneladas, uma velocidade máxima de 100 km/h e uma autonomia de até 750 km. O Aravis caracteriza-se por usar o chassis do veículo tático Daimler AG Unimog U5000 e incluir o módulo protegido SAFEPRO.

 Para equipar parte da frota, foram adquiridos dois lotes de estações de armas remotamente controladas ARX 20, totalizando 44 unidades. A estação está armada com as peças de 20mm 20M621 ou 20M693, uma metralhadora coaxial de 7.62mm, sistemas de lançamento de granadas e recebe um dispositivo eletro-ótico. As autoridades da Arabia Saudita fornecerão também outras estações de armas para equipar algumas unidades do Aravis.

A Arábia Saudita é o primeiro cliente estrangeiro do veículo Aravis e da estação ARX 20. O Aravis está disponível em diversas configurações incluindo para apoio com uma estação remotamente controlada armada com uma peça de 20mm, de reconhecimento com o sistema de observação de longo alcance Margot 5000 da Thales Optronique, posto de comando, ambulância e patrulha com uma estação armada com metralhadoras de 12.7mm ou 7.62mm.

Em Abril de 2009, a DGA (Direction Générale de l'Armement) adquiriu 15 veículos designados de VBHP (Véhicule Blindé Hautement Protégé) para equipar elementos de engenharia que integram o contingente do Exército Francês em serviço no teatro de operações do Afeganistão. (Victor M.S. Barreira)

Fonte: Defensa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário