29/06/2012

Thales apresenta a solução de defesa anti-aérea RAPIDFire

A Thales apresentou recentemente de forma oficial o seu mais recente sistema auto-propulsado de artilharia anti-aérea de curto alcance RAPIDFire.

Este apresenta-se como uma solução eficaz contra misseis de cruzeiro, munições guiadas, helicópteros, veículos aéreos não tripulados e aeronaves de asa fixa na proteção de pontos estratégicos tais como infra-estruturas críticas fixas, instalações militares e até forças mecanizadas em progressão no terreno.

O sistema é constituído por uma torre fabricada pela Nexter Systems, está equipada com o sistema de armas de 40mm CTA International CTAS (Cased Telescoped Armament System) e o diretor de tiro Thales UK SSH (Stabilized Sight Head). A torre do protótipo está integrada num veículo tático pesado de alta mobilidade com cabine protegida desenvolvido pela empresa Soframe (do grupo Lohr) sobre um chassis Unimog U5000 da Daimler AG. A plataforma de transporte inclui elementos como um sistema de navegação, sistemas de comando & controlo, meios de comunicações, equipamentos de contramedidas e identificação amigo/inimigo, de carregamento automático de munições e depósito de munições prontas para emprego. A peça de 40mm tem também características que permitem o seu emprego contra alvos terrestres nomeadamente veículos e posições fortificadas. 

O RAPIDFire pode ainda receber proteção adicional, sistema múltiplo de aquisição e deteção de alvos com capacidade de detetar aeronaves de asa fixa até 30 km de distância e helicópteros a 15 km.

Este permite também ser instalado em veículos blindados de rodas ou lagartas e compreende uma configuração que na mesma torre combina o sistema CTAS com dois sistemas triplos de lançamento de mísseis superfície-ar de curto alcance prontos para emprego STARStreak.

Quando integrado numa ampla rede terrestre de defesa anti-aérea, o sistema pode ser interligado ao módulo de comando & controlo CONTROLView e à unidade de acompanhamento, aquisição de alvos e coordenação CONTROLMaster 60, esta última que inclui o radar tri-dimensional Ground Master 60 (GM 60) e rádios táticos seguros TRC 4000, todas soluções da Thales. O sistema foi testado operacionalmente em Maio de 2011 nas instalações da DGA EM (DGA Essais de Missiles) em Biscarrosse.

A Thales adotou recentemente novas designações para a sua gama de soluções de defesa anti-aérea, incluindo os sistemas de armas, comando & controlo, tratamento de dados, acompanhamento, vigilância e deteção. No que respeita aos sistemas de armas moveis integrados em concreto, a empresa disponibiliza para além do RAPIDFire, as soluções RAPIDDefender, RAPIDRanger, RAPIDFlash e RAPIDSeaGuardian. 

Fonte: Defensa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário