14/04/2012

COMANDO - Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) tem novo comandante


O Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato assumiu hoje (13/04) o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) em cerimônia militar realizada na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. Ele ocupa o cargo no lugar do Tenente-Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, que passará para reserva. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa interino e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.


Como "braço armado" da Força Aérea Brasileira, o COMGAR comanda todas as unidades operacionais distribuídas pelo território brasileiro. Isso representa 43% de todo o efetivo da Força Aérea Brasileira. É o organismo responsável pela atividade fim da Força. De acordo com o novo comandante, a doutrina e a estratégia de trabalho do COMGAR vão continuar. “Nós temos um perfil de trabalho parecido”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rossato. Veja entrevista.

O Comandante da Aeronáutica saudou o novo chefe do COMGAR e afirmou que será mantido o elevado padrão de qualidade das ações da unidade.

Um total de 30 aeronaves, representando todas as aviações da Força Aérea Brasileira (caça, patrulha, reconhecimento, transporte, resgate, asas rotativas, aeronave remotamente pilotada) que são coordenadas pelo COMGAR, fizeram sobrevoo em formação sobre o local.



Biografia do novo comandante - O Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato é praça de 1º de março de 1969. Ele é natural de São Gabriel (RS). Possui mais de 4.600 horas de vôo. Anteriormente, ocupava o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS). Entre as principais funções exercidas ao longo da carreira na Força Aérea Brasileira, destacam-se: Adido Aeronáutico na Venezuela; Vice-Chefe do Centro de Comando e Controle de Operações Aéreas do Comando Geral de Operações Aéreas (CCCOA); Chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Apoio (COMGAP); Comandante da Terceira Força Aérea (III Fae); Chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR); Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR).

Despedida - Após 43 anos de trabalho dedicado a Força Aérea Brasileira, o Tenente-Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier encerra a carreira militar. Logo no início do seu discurso de despedida, afirmou que hoje é um dia feliz porque se sente realizado. “Feliz por ter ajudado a Força Aérea, particularmente, na área operacional, aquela que representa a atividade fim da Força”. Veja entrevista

Ele destacou a oportunidade de ter participado da introdução de aeronaves supersônicas, a criação e operacionalização de manobras internacionais e de ter vivido as mudanças na modernização da frota, no armamento e no modo da Força operar. Também falou sobre orgulho de ter participado da implantação da doutrina e da ativação de estrutura de comando e controle nos moldes da OTAN.

Ao finalizar o discurso, dedicou a carreira ao pai (que foi comandante da BASC – local da cerimônia), no qual se inspirou para construir a carreira, e fez um agradecimento especial à mãe e à família. O militar foi homenageado com o espadim definitivo de cadete do ar, símbolo do código de honra da Academia da Força Aérea, e a insígnia de brigadeiro do ar.

Carreira - Possui mais de 4.300 horas totais de pilotagem, sendo 3.350 horas de caça e 1.950 em aeronaves supersônicas. Ao longo da carreira assumiu o comando de importantes unidades da FAB, no Brasil e no exterior. Entre as principais funções exercidas ao longo da carreira na Força Aérea Brasileira, destacam-se: Comandante da Base Aérea de Canoas (BACO); Chefe do Estado-Maior Combinado do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA); Chefe da Seção de Operações, Chefe do Centro de Comando e Controle de Operações Aéreas e Chefe do Estado-Maior do COMGAR; - Comandante da Terceira Força Aérea (III Fae); Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (COMAR II); Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.

Saiba mais sobre o COMGAR - O Comando-Geral de Operações Aéreas é o "braço armado" do Comando da Aeronáutica, por isso é o responsável pelo preparo e emprego da Força. Ele detém os principais meios aéreos e, em conseqüência, responsabiliza-se pela execução das Ações Militares Aeroespaciais do Comando da Aeronáutica. Esta unidade tem a função de comandar, planejar, direcionar, fiscalizar, coordenar, executar e avaliar o emprego de todas as Unidades da Força Aérea Brasileira.
 


Fonte: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário