14/04/2012

Quando um scramjet terá voo comercial ?

O hipersônico scramjet, por enquanto, é apenas um protótipo


Um scramjet é um tipo de motor que não leva qualquer combustível. Visto como o futuro da viagem hipersônica, estas aeronaves têm motores que queimam oxigênio e combustível líquidos, mas ao contrário dos foguetes, que armazenam oxigênio líquido em tanques enormes, os scramjets capturam o gás na atmosfera.

Em 5 de março de 2010, o scramjet de teste não tripulado X-51A – desenvolvido em conjunto pela Força Aérea norte-americana, a Agência de Pesquisa Avançada de Projetos de Defesa (Defense Advanced Research Projects Agency – DARPA) e as empresas Pratt & Whitney e Boeing – voou por apenas cinco minutos. Sabe-se que autralianos e russos também estão trabalhando em suas próprias aeronaves com tecnologia scramjet.

A DARPA também colocou no ar dois de seus veiculos hipersônicos HTV-2. As naves são essencialmente planadores de alta velocidade e, apesar de não serem impulsionados por motores “scramjet”, são vistos como veiculos-teste para futuros voos com motor hipersônico.

Ambos os HTV-2 falharam durante os voos. A razão do fracasso do segundo é desconhecida, mas o primeiro tornou-se aerodinamicamente instável. Parece que ainda há muito o que fazer até que um scramjet voe de forma segura, sobretudo comercialmente. O desenvolvimento do Airbus A380 levou oito anos, com base em teconologia subsônica relativamente familiar. É provável que algumas décadas se passem até que passageiros possam voar em scramjets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário