20/04/2012

Os Submarinos estratégicos “Yuriy Dolgorukiy” e “Alexander Nevskiy” serão incorporados à Armada Russa até agosto




Os novíssimos submarinos nucleares estratégicos russos, o K-535 Yuriy Dolgorukiy e o K-550 Alexander Nevskiy, ambos pertencentes ao Projeto 955 Borey, serão incorporados à Armada no próximo verão (no hemisfério norte), entre junho e agosto, declarou hoje Anatoliy Eduardovich Serdyukov, ministro da Defesa da Rússia.

Anteriormente a incorporação desses submarinos estava prevista originalmente para o final de 2011, mas o fabricante dos mesmo, os estaleiros Sevmash, não pode concluir há tempo todos os testes necessários, recordou Serdyukov.

“Vão terminar esse ano. No caso do Yuriy Dolgorukiy, todos os testes devem ser finalizados em 15 de junho, e mais tarde o submarinos poderá engrossar o arsenal da Armada. E em agosto, será a vez do Alexander Nevskiy”, disse Serdyukov.

Serdyukov também disse que “avança conforme o calendário” a incorporação do míssil intercontinental naval Bulava. Os testes oficiais já terminaram, mas “se requerem seis ou setes meses para assinaram todos os documentos necessários”, disse Serdyukov.

O míssil intercontinental R-30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação OTAN), é um foguete de três fases instalados em submarinos e de propelente sólido (nas primeiras etapas) e líquido (na terceira etapa). É lançado de um tubo na vertical.

O míssil tem alcance de 8.000 km e pode portar de 6 a 10 cabeças de guerra nucleares, hipersônica independentes, de 100 a 150 kilotons. Cada ogiva é capaz de modificar sua trajetória de vôo.

Os submarinos da classe Borey deslocam 24 mil toneladas, medem 170 metros e tem 13,5 metros de largura, podem desenvolver uma velocidade de 29 nós e tem uma autonomia de 90 dias de viagem. Além de serem armados com mísseis Bulava, os submarinos possuem seis tubos de torpedos de 533 mm.

Fonte: O Informante

Nenhum comentário:

Postar um comentário