09/04/2012

Esquadrilha da Fumaça começa a receber este ano as primeiras aeronaves Super Tucano



Foi falado durante a FIDAE 2012 de que a Esquadrilha da Fumaça começará a receber em 2012 as primeiras aeronaves Super Tucano. O Esquadrão de Demonstração Aérea vai começar a substituir suas aeronaves T-27 Tucano, que desde 1983 estão voando com os pilotos da Fumaça.


No mês de maio em que o esquadrão comemora seus 60 anos na Academia da Força Aérea, duas aeronaves Super Tucano já devem estar entregues em Pirassununga.  Até o final de 2012, todas as 14 aeronaves previstas deverão estar voando com a Esquadrilha da Fumaça. Existe ainda a possibilidade da aeronave Super Tucano ser apresentada no aniversário da Fumaça em 2012, já com a pintura da Esquadrilha.

As aeronaves T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça são constantemente substituídas por células menos voadas da FAB, mas todas elas já passam da metade da vida útil prevista, e a quantidade de aeronaves T-27 disponível está ficando cada vez menor.

Em janeiro de 2012, os pilotos da Esquadrilha da Fumaça passaram um mês em Natal, onde avaliaram a capacidade do Super Tucano para realizar as apresentações. Os pilotos também passaram por cursos de pilotagem em aeronaves e simulares, e os ''anjogs da guarda'' por treinamento de manutenção nas novas aeronaves. Segundo os tripulantes da Esquadrilha da Fumaça, com algumas modificações, o Super Tucano conseguiu atender aos requisitos do EDA para realização das manobras acrobáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário