14/04/2012

Supermarine Spitfire Mk.1 voa após mais de três décadas de restauração




Spitfire  Supermarine Mk1 Com este exemplar, atualmente estão aptas a voar apenas três aeronaves do modelo, famoso por sua participação na defesa de Londres contra o ataque de mil aeronaves da Luftwaffe em setembro de 1940, episódio conhecido como Batalha da Inglaterra.




O avião restaurado se acidentou num rio em North Yorkshire durante voo de treinamento em 1940 e resgatado das águas somente em 1976, durante uma forte seca que atingiu a região britânica. Quando a aeronave surgiu nas águas, um colecionador local a adquiriu e contratou o piloto Pete Monk para coordenar a restauração.



Inicialmente havia apenas a fuselagem, motor, hélice e um terço de cada asa. O projeto ganhou fôlego, no entanto, quando o exemplar foi comprado pelo bilionário americano Dan Friedkin, que hoje possui dois dos três Mk1 em condições de voo (o outro pertence à Rainha Elizabeth II).



O Mk1 Supermarine Spitfire levantou voo semana passada sobre Bigging Hill, a sudeste de Londres, com a camuflagem padrão da Royal Air Force utilizada durante a Batalha da Inglaterra. O trabalho de restauração custou 3 milhões de libras (aproximadamente R$ 8,7 milhões) e contou com a participação de 30 especialistas que atuaram na coleta de peças pertencentes a mais de 20 entusiastas de aviação espalhados pelo Reino Unido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário