06/04/2012

Marinheiros dos EUA desembarcam na Austrália



Uma brigada de 200 marinheiros dos Estados Unidos desembarcou hoje no aeroporto da cidade australiana de Darwin, no norte, e permanecerão no Estado como parte de um acordo de defesa assinado entre os dois países.
 
A aliança, assinada pelo presidente Barack Obama durante sua visita a Canberra em novembro do ano passado, permite a presença de 2.500 soldados dessa força do Pentágono, mais a mobilização de sofisticados equipamentos de espionagem neste país oceânico.

Em coletiva de imprensa, o ministro australiano de Defesa, Stephen Smith, anunciou a chegada dessas tropas, que qualificou de um dia histórico para a aliança que Austrália e Estados Unidos forjaram há mais de 60 anos.


Smith afirmou que a comunidade internacional tem que adaptar-se à mudança do enfoque para a região da Ásia-Pacífico, o qual se traduz nos planos estratégicos de Washington para a área.

O titular australiano explicou que a mobilização de tropas estadunidenses tem como objetivo fazer frente à ascensão militar da China, da Índia e e da Indonésia, mas disse que seu país busca uma maior cooperação na região.

Fonte: PrensaLatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário