11/04/2012

Comando da 2ª Divisão da Esquadra realiza a Operação “ADEREX – I/2012”

Exercício de transferência de óleo no mar


No terceiro dia da Operação “ADEREX-I/2012”, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), foram realizadas ações coordenadas antissubmarino e transferência de óleo no mar.
O exercício contou com a participação da Força Aérea Brasileira, por meio da aeronave “P-3AM”, além dos meios navais e aeronavais da Esquadra: Fragatas “Niterói”, “Greenhalgh” e “Bosísio”, Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, Submarino “Tamoio” e aeronaves “AH-11A”, “UH-13” e “UH-14”.


A bordo do navio capitânia da Operação, a Fragata “Niterói”, o Comandante do Grupo-Tarefa 704.1 e Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, conduziu todos os exercícios programados e pôde verificar o bom estado de aprestamento dos meios envolvidos na Operação, por meio de inúmeros exercícios inopinados.

Durante a Operação, 42 Aspirantes da Escola Naval, instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil, embarcaram nos navios do Grupo-Tarefa com o propósito de familiarizarem-se com as variadas atividades desenvolvidas em uma Operação Naval.

Ao final do dia, todos os navios foram posicionados em formatura, em linha de frente, para as tripulações participarem do Cerimonial à Bandeira. Operação “ADEREX-I/2012” teve início no dia 02 de abril e segue até o dia 12 de abril.

Aeronave “P-3AM” em operação com a Esquadra

 Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário