09/02/2012

Voa o segundo protótipo do UAS Predator C Avenger



A General Atomics Aeronautical Systems, fabricante líder em sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS), radares de reconhecimento tático e sistemas eletro-ópticos de vigilância, anunciou nessa quarta-feira o primeiro vôo bem sucedido da segunda aeronave multimissão não tripulada a jato Predator C Avenger.


“O primeiro vôo de nossa segunda aeronave Avenger é uma significativa conquista, pois refina o projeto do primeiro protótipo para uma capacidade operacional”, disse Frank Pace, o presidente do Grupo de
Sistemas de Aeronaves da General Atomics. “O Avenger oferece as capacidades certas para o custo certo, na hora certa e está pronto para operar. A aeronave oferece vantagens únicas em termos de custo, desempenho, prazo e adaptabilidade que é incomparável a qualquer outro UAS de sua classe.”

O primeiro vôo do segundo avião da frota Avenger ocorreu no dia 12 de janeiro, na sede da Gray Butte Flight Operations Facility da empresa, em Palmdale, Califórnia. O Avenger 002 cumpriu todos os objetivos de desempenho no seu primeiro vôo. A aeronave apresenta uma fuselagem maior do que o primeiro UAS Avenger – um aumento de quatro pés, para acomodar cargas maiores e combustível. O Avenger pode transportar até 3.500 libras internamente e os pontos fixos localizados sob suas asas são capazes de transportar armas que vão desde armas de 500 libras até as de 2.000 libras.

A produção de um terceiro e quarto UAS da série Avenger também está em andamento, com o Avenger 003 devendo voar no final do terceiro trimestre e o número 004 no início do próximo ano.

Com aviônicos baseados no comprovado em batalha Predator B/MQ-9 Reaper, o Avenger é projetado para executar missões multi-função de alta velocidade, longa resistência, inteligência, vigilância e Reconhecimento (ISR) e de ataque de precisão sobre a terra ou mar. A aeronave tem uma fuselagem de 44 pés de comprimento, uma envergadura de 66 pés, e é capaz de voar a mais de 400 KTS, e tem uma autonomia de mais de 16 horas.

O Avenger pode levar uma ampla gama de sensores e cargas de armas, e foi projetado para transportar um radar multimodo all-weather Lynx da General Atomics, sensor electro-óptico/infravermelho (EO/IR), e a Joint Direct Attack Munition (JDAM) de 2.000 libras, proporcionando um ótimo equilíbrio entre a missão ISR e capacidade de ataque de precisão.

Fonte: Cavok

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