Força Aérea dos EUA devem atualizar seus bombardeiros B-2 com um sistema de guerra Eletrônica, tendo o novo projeto como principal contratante a Northrop Grumman pela BAE Systems.
O suporte eletrônico da BAE irá substituir o sistema de 30 anos de idade o AN/APR-50.
“Como provedor de capacidade semelhante na quinta geração de caças, o sistema da BAE Systems é bem adequado para modernizar as capacidades do ESM da frota de B-2″, disse Brian Walters, vice-presidente e gerente geral da Electronic BAE Systems Solutions Combate.
O B-2 é um avião para missão de longo alcance, que deve ter cautela no planejamento de missão e consciência situacional excepcional para atingir os seus objetivos através de defesas inimigas altamente desenvolvidas e cada vez mais sofisticados. Nosso sistema ESM fornecerá as tripulações em tempo real alerta de ameaça e consciência situacional dos emissores de ameaças e permitirá que as equipes alterarem sua rota de vôo planejado através do espaço aéreo em litígio com segurança completar de sua missão. “
O ESM, utilizáveis com receptor de alerta radar, detecta ameaças eletrônicas e dá a consciência situacional da tripulação da aeronave deles.