19/02/2012

A formação dos pilotos de helicóptero no Exército britânico



No Reino Unido (assim como em Israel) os Apaches Longbow são considerados o ponto mais alto da formação. Os alunos ficam até três anos e meio em curso para poder tripular o WAH-64D. Uma das ideias principais da reestruturação que está sendo estudada é, além do corte de gastos, uma diminuição no tempo que o aluno leva até ser designado para uma unidade operacional.



 Curso de Piloto de Aeronaves


 O Reino Unido forma anualmente por volta de 140 pilotos de helicópteros militares. A maior parte deles (sessenta e cinco) vão para o Exército para pilotar uma frota de 160 helicópteros.
A formação se inicia numa escola única para as três forças armadas. Nesta fase inicial, todos os alunos voam na aeronave Grob G115 Tutor, de asa fixa. Após isso – e ainda com alunos das três forças – o curso prossegue em aeronaves Esquilo HT1. Neste ponto, os alunos estão com aproximadamente 120 horas de voo.

 

Estágio de Pilotagem Tática, Curso de Piloto de Combate e Estágio de Voo com NVG


Na fase seguinte, cada aluno já retorna para a sua força armada de origem.
No Exército, essa fase irá durar 22 semanas, com mais 92 horas de voo. O principal objetivo é tirar dos alunos os reflexos da formação unificada e moldá-lo como um aviador do Exército. Isso inclui o voo tático a 3 metros do solo e a navegação tática carta-terreno. Ainda nessa fase, um pouco mais à frente, o aluno realiza o voo com NVG, voo de formação e a navegação com moving-map e emprega sistemas de guerra eletrônica simulados, planeja as operações e atua como comandante da aeronave.

Coincidência ou não, os cursos do Exército Brasileiro que tratam desses mesmos temas duram, somados, 22 semanas de instrução.

No final dessa fase, a ênfase é nas atividades que estão sendo realizadas com mais frequência no Afeganistão: a condução de fogos conjuntos (do Exército e das outras armas) e o voo em formação a baixa altura.

A parte final da formação é realizada em duas unidades distintas e visa a adaptação ao equipamento que o piloto irá operar: uma delas irá formar os pilotos dos Bell 212, Gazelle e Lynx e dura 12 semanas. A outra unidade forma os futuros pilotos de Apache num curso que dura oito meses.

Treinador Sintético
Treinador sintético simulando uma missão com seis helicópteros Apache

Modernização do Ensino


Buscando a otimização que eu já falei no início do artigo, o Exército inglês está tomando diversas iniciativas. Uma delas é o largo emprego de simuladores e treinadores sintéticos, inclusive para os mecânicos de voo.

A outra é a substituição de todos os manuais em papel por tablets iPad. A longo do curso, o Exército gastava £ 700 em manuais com cada aluno. Com cada iPad custando £ 400, o preço dele já se paga no segundo ano de uso. Além da economia, são óbvios os ganhos com as ferramentas de multimídia e planejamento. Por enquanto, toda a documentação disponibilizada é ostensiva e vem pelo iTunes, mas já se estuda a possibilidade dos tablets usarem a rede segura do Ministério da Defesa e ter a possibilidade de baixar também a documentação reservada. Todos vem com o app Find My iPhone instalado, que possibilita localizá-lo em caso de perda e também apagar os dados remotamente.
Manuais para o curso de piloto de helicóptero.

ManuaisPor último, a recente campanha na Líbia mostrou que poucos pilotos ingleses estavam preparados para operar a partir dos porta-aviões. Semanas antes do conflito houve um treinamento intensivo do emprego de mísseis Hellfire. Vislumbrando operações semelhantes no futuro, provavelmente esse treinamento deve ser incluído em alguma fase do curso, nem que seja apenas como uma familiarização.




Fonte: Voo Tático

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