02/07/2012

Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” é incorporado à Armada da Marinha do Brasil


Foi incorporado à Armada da Marinha do Brasil, em 29 de junho, o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, na Base Naval de Portmouth, no Reino Unido, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Weimer. A solenidade
contou com a presença do Embaixador do Brasil no Reino Unido, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos; do Representante Permanente do Brasil junto à IMO, Almirante-de-Esquadra (RM-1) Luiz Umberto de Mendonça; do Ministro de Estratégia de Segurança Internacional do Reino Unido, Gerald Howarth; além de autoridades civis e militares. Após descerramento da placa de incorporação, o navio foi aberto à visitação pública.



Projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas, o novo meio naval tem o comprimento total de 90,5 metros. Idealizado pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, a construção teve início em 2008, sendo finalizada em setembro de 2010. Até 2013, outros dois Navios-Patrulha serão incorporados à classe “Amazonas”.

Com grande autonomia e capacidade de operar com um helicóptero e lanchas, o “Amazonas” tem a missão de proteger e fiscalizar a “Amazônia Azul”. Sua primeira viagem, prevista para agosto deste ano, partirá de Plymouth, rumo ao Brasil. 

As principais características do Navio são:

Comprimento Total: 90,5 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 83 metros
Boca Máxima: 13,5 metros
Calado de Navegação: 6,0 metros
Deslocamento Carregado: 2.060 toneladas
Velocidade Máxima com 2 MCP: 25 nós
Raio de Ação a 12 Nós: 4.000 milhas náuticas
Autonomia: 35 dias
Capacidade de Tropa Embarcada: 39 militares
Capacidade de Transporte de Carga: 06 Conteineres de 15 toneladas
Armamento: 01 canhão de 30mm e 02 metralhadoras de 25mm
Sistema de Propulsão: 2 Motores MAN 16V28/33D 7.350 HP
Geração de Energia: 3 Geradores CATERPILLAR de 550 kW
1 Gerador CATERPILLAR de 200 kW
Tripulação: 12 Oficiais, 21 SO/SG e 48 CB/MN


Fonte: Marinha do Brasil

8 comentários:

  1. O Brasil tem que construir aqui no Brasil mais 36 desse NPO; melhorar o armamento aporto.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil tem que construir aqui no Brasil mais 36 desse NPO; melhorar os armamentos aborto.

    ResponderExcluir
  3. armamento ridículo,parece mais um barco de passei do que uma embarcação militar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano é uma embarcação de menor desempenho, ele não veio para nos dar uma grande vantagem em soberania. É um navio de Patrulha Maritima, com fins de fiscalização de extensas áreas

      Excluir
  4. OS NAVIOS PATRULHAS DE ISRAEL TEM, MÍSSIL ANTI NAVIO, MÍSSIL ANTE AÉREO, TORPEDOS ANTE SUBMARINOS !!!! OS NOSSOS TEM OK ???? NADA...AAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. QUE PRECONCEITO VINICIUS DONADIO !!!! UMA CRITICA PEQUENA VC JA REMOVE O COMENTÁRIO !!!! VAMOS MENTIR AQUI E DIZER QUE O NAVIO PATRULHAS ESTA BEM ARMADO, QUE O EXERCITO TEM MUNIÇÃO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. THOYA de boa cara não entendo essa sua marcação comigo! Não tenho preconceito nenhum! NÃO REMOVI NENHUM COMENTÁRIO! Observe bem o que está escrito meu caro. Comentário removido pelo AUTOR, ou seja autor do comentário. Se fosse eu que tivesse removido estária escrito COMENTARIO REMODIVO PELO ADMINISTRADOR DO BLOG. Antes de julgar avalie bem os fatos!

      Excluir