09/07/2012

6º GLMF realiza exercício de tiro real de foguetes do Sistema ASTROS II


No dia 3 de julho, o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (6º GLMF) realizou, no Campo de Instrução de Formosa, um exercício de tiro real de foguetes do Sistema ASTROS II.
 Durante o exercício, foram realizados lançamentos diurnos e noturnos de foguetes SS-40 e SS-60, ambos de fabricação brasileira, com alcance de aproximadamente 40 e 80 km de distância, respectivamente.

O Sistema ASTROS II possui, além da proteção blindada, alta mobilidade e capacidade de rápida resposta, levando aproximadamente 10 minutos para se posicionar, executar o tiro e deixar o local, reposicionando-se em lugar seguro.
 
Participaram, ainda, do exercício, a viatura VCC (Comando e Controle), que possui capacidade de coordenar todas as etapas de lançamento de modo preciso e eficiente; a UCF (Unidade de Controle de Fogo), viatura com radar que controla dois terços da trajetória do foguete, podendo, se for o caso, corrigir tal trajetória; e a Oficina Meteorológica, que faz um estudo detalhado de diversos aspectos que podem influenciar o sucesso do tiro.
 
O exercício de tiro fez parte do Estágio de Operador do Sistema ASTROS II para Oficiais e Praças, finalizando o período de preparação desses militares para atuarem com os equipamentos do Sistema.

Fonte: Exército Brasileiro

Um comentário:

  1. acho que o exercito tem ridiculamente 20 unidades desses ai !!!!ridiculamente, ridículo !!!!

    ResponderExcluir