03/07/2012

Saiba mais sobre o emprego do caça A-29 Super Tucano, utilizado pela FAB nas fronteiras



O caça A-29 Super Tucano foi desenvolvido pela EMBRAER a partir de requisitos elaborados pela Força Aérea Brasileira (FAB), que hoje opera o avião em quatro unidades, três deles localizados na região de fronteira: Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV), em Boa Vista, Esquadrão Grifo (2º/3º GAV), em Porto Velho, Esquadrão Flecha (3º/3º GAV), em Campo Grande, e Esquadrão Joker (2º/5º GAV), em Natal. Em
2009, a aeronave foi a primeira a realizar, após a aprovação da Lei do Tiro de Destruição, o procedimento de tiro de aviso contra aeronave que descumpriu determinações da Defesa Aérea e que estava envolvida com o tráfico de drogas.

O Super Tucano foi projetado especificamente para missões de contra-insurgência e atualmente é empregado por seis forças aéreas, entre elas o Brasil. A aeronave demonstrou ser extremamente capacitada para as missões de suporte aéreo leve e ajudou o governo colombiano a combater as forças revolucionárias daquele país (FARC), além de iniciativas contra atividades ilegais em outros países. As mais de 150 aeronaves em operação no mundo acumularam 130 mil horas de vôo, incluindo mais de 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.

Fonte: FAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário