11/07/2012

Esquadrão HI-1 completa 50 anos de atividades

Ao fundo, aeronave IH-6B com pintura comemorativa dos 50 anos do Esquadrão

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) completou, no dia 27 de junho, seu jubileu de Ouro. Operando no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia (RJ), a missão do esquadrão é realizar a prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais. 

 O cinquentenário foi comemorado com uma cerimônia militar presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes, e contou com a presença de ex-Comandantes do Esquadrão, Oficiais aviadores navais que aprenderam a voar nas aeronaves IH-6B “Bell Jet Ranger”, além de personalidades civis.

Há 50 anos formando os aviadores navais para a Marinha do Brasil, o HI-1 já brevetou mais de 760 Oficiais, incluindo militares das Marinhas amigas do continente sul-americano, Oficiais médicos especializados em aviação e Oficiais pertencentes aos Quadros das Polícias Militares de diversos estados, além de Oficiais do Exército Brasileiro.

Estes últimos, a partir de 1987, fizeram parte das sete primeiras turmas que possibilitaram a reativação da Aviação Militar do Exército Brasileiro, alcançando a significativa marca de 180 mil horas de voo, dentre as quais 100 mil horas voadas exclusivamente no HI-1.

Fonte: Marinha do Brasil

Um comentário: