16/07/2012

Caças antigos geram prejuízos milionários



MARCELO FREITAS
METRO BRASÍLIA


A renovação da frota de aviões supersônicos da FAB (Força Aérea Brasileira) está emperrada há 16 anos e, além de tornar os caças brasileiros obsoletos, tem provocado um desperdício de dinheiro. Para reconfigurar os aviões de guerra à disposição - que têm tecnologia da década de 1980 -, a Aeronáutica foi obrigada a comprar, nos últimos dez anos, dois pacotes de peças, que custaram R$ 776 milhões, segundo a Aeronáutica.

 O dinheiro foi usado para modernizar 12 Mirages 2000, adquiridos usados junto ao governo francês, em 2006, e 46 F-5EM, comprados também de segunda mão da Jordânia. Parte desses F5 foi enviada para à Embraer para a atualização tecnológica - que só será concluída no ano que vem. Esses caças são, atualmente, o que mais aproxima o Brasil do século 21 da aviação de combate. “Venezuela, Chile e Peru têm modelos mais modernos. Os aviões brasileiros só servem para desfilar”, critica o especialista em aviação militar Carlos de Santis Júnior.

No fim do mês passado, o governo brasileiro comunicou às três fabricantes finalistas do programa FX-2 que adiou, pela quarta vez, a divulgação do resultado - agora, até 31 de dezembro. A justificativa é a falta de dinheiro diante da crise financeira. A compra é estimada em até R$ 16 bilhões.
 
FX-3
 
Com o risco de a licitação expirar no fim do ano, a fabricante russa Sukhoi prepara uma proposta para uma eventual terceira concorrência, já chamada de FX-3. A empresa oferecerá o caça T-50 PAK-FA, desenvolvido em parceria com a Índia. A aeronave poderia ter todo o processo de produção conduzido pela indústria brasileira.
 
Parcerias
 
As finalistas também se movimentam. A Boeing assinou recentemente um acordo com o Brasil para fabricar o KC-390, substituto do Hércules, e que será o modelo mais moderno de transporte de cargas militares. Além da aproximação industrial, os americanos também ofereceram um ‘brinde’ pela escolha do F-18 SuperHornet: uma cópia do Air Force One, usado pelo presidente dos Estados Unidos, para servir como o novo ‘AeroDilma’.

A Dassault, fabricante do Rafale, anunciado precocemente como vencedor pelo ex-presidente Lula durante a visita do então presidente da França, Nicolas Sarkozy, em 2009, assinou 70 cartas de intenções de desenvolvimento de outros equipamentos militares para confirmar o favoritismo. A Saab, fabricante do Gripen, modelo preferido pela Aeronáutica, aposta na oferta de desenvolver um sistema de vigilância aérea em parceria com a Embraer.

Via: DefesaNet

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GBP4RnKHRlg O que mais me intriga não é a falta de sensibilidade a defesa militar por parte da nossa população.
    boa parte disso devido a DITADURA MILITAR,custa lembrar o papel opressor dos militares durante os anos de 1964-84, sem citar os vários massacres durante nossa História(Canudos e outros). MAS ISSO TUDO É PASSADO, o que me deixa mais intrigado e a inclusão do Boeing F-18 como finalista do FX2 se os próprios militares da FAB foram os que mais reclamaram dos embargos norte americanos. O que explica isso? Sera que os comandantes da FAB esqueceram os anos de sabotagens

    ResponderExcluir
  2. SE É CULPA DA DITADURA , PORQUE O LULA NÃO CONCERTOU ??? PORQUE DILMA ESTA PROTELANDO ???? ENTÃO AGORA É CULPA DOS COMUNISTAS, LULA E DILMA !!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. esses caças dão um lucro violento aos políticos !!! gasta se 4 ou 5 vezes mais reformando do que comprar um caça novo !!!!

    ResponderExcluir