18/07/2012

Dez países estão interessados em adquirir o caça de instrução avançado russo Yak-130


A Rosoboronexport, empresa estatal russa responsável por gerir as exportações de material bélico russo, mantém negociações com dez países que desejam obter o avião de instrução avançado e de ataque leve Yak-130, comunicou hoje a empresa russa.

“Os pedidos deste avião em particular estão chegando de todas as partes e mantemos negociações com cerca de 10 países que desejam compra-lo”, disse o comunicado da Rosoboronexport.

O Yak-130 chamou a atenção durante o Salão Aeronáutico Internacional Farnborough 2012, que aconteceu entre 9 e 15 de julho na Inglaterra.

O Yak-130 (Mitten na classificação OTAN) é uma aeronave de treinamento com a capacidade de ataque leve. Trata-se de uma aeronave subsônica, de dois motores e tripulada por dois pilotos. A aeronave foi projetada pelo Departamento de Design da empresa russa Yakovlev.

A companhia aeronáutica russa Irkut começou a exportar o Yak-130 em 2011. A empresa espera vender a médio prazo cerca de 250 unidades deste modelo. O Ministério da Defesa da Rússia estuda comprar 65 unidades do Yak-130.

“Upgrade”

Irkut está planejando criar um pacote de atualizações para o Yak-130. A companhia russa planeja dotar o Yak-130 com um novo radar e novos sistemas ópticos-eletrônicos.

“Pretendemos “incrementar” as capacidades dessa aeronave, instalado um novo radar e sistemas ópticos-eletrônicos, térmicos e a laser”, disse Alexei Fedorov, chefe da companhia aeronáutica russa.

Segundo Fedorov, o pacote de atualizações irá permitir que os pilotos conduzam testes com uma vasta gama de armas avançadas, bem como melhorar a função de combate de aeronave.

“Aumentar o potencial do Yak-130 é permitir também que ele seja utilizado em situações de conflitos locais”, disse Fedorov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário