12/09/2013

Espanha coloca unidades de Eurofighter Typhoon a venda, oportunidade para o Brasil?


A 35 anos a Força Aérea Espanhola começava a operar a partir da base aérea de Albacete o Mirage F-1, que foi a ponta da lança da defesa aérea espanhola. A Espanha chegou a ter quase cem unidades desse modelo de superioridade aérea  e posteriormente foi substituído pelo mais moderno e caro Eurofighter.  Por ser mais caro e devido cortes no orçamento a Espanha começa a colocar unidades de Eurofighter a venda. Inicialmente estima-se que possam ser vendidas até 19 unidades.


O lote seria completo com simuladores e um significativo lote de peças de reposição. Embora não haja nenhum preço fixo, estima-se que a venda possa chegar a 38 milhões (valor talvez em euros). Por causa dos cortes no orçamento a Força Aérea Espanhola diz não ter condições de manter em boas condições de voo dos F-1 e seus substitutos, o Eurofighter. O corte passa a entrar em vigor em 31 de dezembro.

Três potenciais compradores expressam interesse na compra, seriam eles Argentina, Equador, e Egito. 


Fonte: El Pais - Tradução e adaptação: Armamento e Defesa

Colaborou: Leonardo Alberto

Um comentário:

  1. Só pensando:
    Pra Argentina eles não irão (Tem chave inglesa no negócio).
    Egito, pela situação atual, também não.
    Resta o Equador. Mas eles acabaram de comprar os "modernos" caças Sul Africanos.
    Para o Brasil, também acho que não vira. Muda toda a logística. Seria quase o mesmo que comprar avião russo. Só seria factível, se ele já estivesse no FX.
    Abraços do Afonso.

    ResponderExcluir