07/09/2013

Blindado de combate de infantaria Puma testado no deserto

Dois dos primeiros veículos blindados de combate de infantaria Puma destinados ao Exército Alemão encontram-se no EAU (Emirados Árabes Unidos) onde serão sujeitos a testes em áreas desérticas. Transportados desde à Alemanha por via aérea num Antonov An-124-100 Ruslan fretado no âmbito do programa multinacional SALIS (Strategic Airlift Interim Solution), os veículos permanecerão durante dois meses nos EAU, onde serão submetidos a diversos testes de mobilidade e emprego que permitirão avaliar as capacidades e potencialidades do veículo blindado em condições quentes.
Os testes serão conduzidos sob a responsabilidade do orgão Alemão de aquisição de equipamento militar BAAINBw e por elementos do centro técnico WTD 41. Em Abril de 2012, dois Puma tinham sido submetidos a testes na Noruega para avaliar o desempenho do veículo em zonas árticas. Mais recentemente, foram realizados na Alemanha testes de qualificação tática e de qualificação logística.

Até 2020, o Exército Alemão receberá 350 veículos
O Puma compreende de uma torre protegida armada com uma arma automática estabilizada de 30 mm Mk 30-2/ABM, uma metralhadora MG 4 de 5.56 mm como armamento secundário, um lançador duplo de mísseis Spike LR e potes de lançamento de granadas de fumo. A torre recebe ainda sistemas eletro-óticos de observação para o comandante e apontador, e um sistema de auto-proteção. Opcionalmente, o Puma recebe um sistema de lançamento de granadas de 40 ou 76 mm.

O veículo de lagartas com 43 toneladas em ordem de combate é produzido pela Projekt System Management (PSM), uma parceria entre as empresas Alemãs Rheinmetall Landsysteme e Krauss-Maffei Wegmann (KMW). O contrato original celebrado em Julho de 2009 previa a compra de 405 unidades por um valor de aproximadamente 3,1 Biliões de Euros, numero reduzido para os 350 veículos através de um acordo celebrado em Julho de 2012. A partir de 2014, o Puma substituirá progressivamente o Marder atualmente empregado pelo exército. (Victor M.S. Barreira)

Via: Defensa.com

Um comentário:

  1. As empresas Rheinmetall Landsyteme e Krauss-Maffei foram as mesmas que desenvolveram a artilharia autopropulsada Panzerhaubitze 2000. Essa parceria tem trazido ótimos veículos.

    Gostaria de compartilhar esse blog com foco em miniaturas militares, mas que também conta a história dos equipamentos.
    http://www.maquinasdecombate.com.br

    ResponderExcluir