A facilidade de comunicação e o amplo
acesso à informação vêm alterando as relações entre a sociedade, o
Governo e as Forças Armadas. A transmissão imediata (on line)
dos acontecimentos tem influenciado decisivamente o destino dos
conflitos. No planejamento e execução de uma operação militar, tornou-se
imperiosa a atividade de Comunicação Social Operativa, pois ela
funciona como um poder fortalecedor de combate dos militares,
favorecendo a posição da Força perante a opinião pública.
Nesse contexto, a Marinha do Brasil
empregou a Comunicação Social Operativa na Operação “UNITAS 54-2013”.
Durante a fase de exercícios foram divulgadas matérias com o objetivo de
esclarecer corretamente a população e os órgãos de imprensa, nacionais e
internacionais, sobre a missão. Essa ação serviu para divulgar
adequadamente as operações em curso e seus êxitos, elevar o moral das
tripulações, efetuar o controle da mídia dentro da área de exercício e
neutralizar possíveis matérias negativas sobre as operações. A produção
das matérias seguiu durante a fase do jogo de guerra, fazendo a opinião
pública apoiar as operações da Coalizão Azul, comandada pelo Comandante
da 1ª Divisão da Esquadra, contra o país Laranja, durante a Operação
“UNITAS 54-2013”.
Fonte: Marinha do Brasil