26/09/2013

EUA e Rússia chegam a acordo sobre resolução para armas químicas da Síria




Depois de semanas de disputa diplomática, Estados Unidos e Rússia disseram nesta quinta-feira que chegaram a um acordo sobre uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pretende retirar armas químicas da Síria. A resolução seria a primeira a ser aprovada pelo Conselho desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, e a ideia é apresentá-la ainda hoje na reunião do Conselho de Segurança, convocada para as 20h (21h de Brasília), em Nova York.
 
A embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Samantha Power, afirmou no Twitter que um acordo foi fechado com a Rússia para "obrigar legalmente" a Síria a desistir de seu arsenal químico e que a medida irá ao Conselho de Segurança nesta quinta-feira à noite. O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que Moscou havia chegado a um entendimento com Washington sobre a resolução de armas químicas.


 "Este avanço foi obtido através de um árduo trabalho diplomacia", disse uma autoridade dos Estados Unidos sobre o acordo. "Isto é histórico e sem precedentes, pois coloca o regime de Assad sob controle internacional". Os diplomatas disseram que a resolução permitirá ao Conselho decidir sobre sanções contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, se posteriormente for constatada uma violação do plano de desarmamento de russos e americanos.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário