Autoridades militares e civis na Praça D'Armas da F-45 |
No dia 21 de novembro de 2011, a Fragata “União”, Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, atracada no Porto de Beirute, no Líbano, recebeu em visita oficial do Presidente da República do Líbano, Michel Sleiman, e do Vice-Presidente da República do Brasil, Michel Temer. As autoridades foram recepcionadas pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria, representando o Comandante da Marinha.
O Vice-Presidente da República do Brasil presidiu uma cerimônia no convés de vôo para registrar a incorporação da Fragata União à UNIFIL, onde ressaltou os fortes laços que unem os dois países e a importância da participação do navio brasileiro e da Marinha ao representar o Brasil no Líbano. Em discurso, Michel Temer mencionou que o primeiro brasileiro a integrar uma Operação de Paz do Brasil foi um Oficial da Marinha, como observador militar.
À esq. Presidente do Líbano e à dir. Vice-Presidente do Brasil |
O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas, de ambos os países. Também estiveram presentes parlamentares e empresários brasileiros que integravam a comitiva presidencial e do Force Commander da UNIFIL.
Após o termino da cerimônia, o Presidente da República do Líbano foi recebido para uma visita oficial ao Navio. Esta foi a primeira visita do Presidente Libanês a um navio da UNIFIL. Na ocasião, houve o descerramento de uma placa que registrou a presença dos dois Presidentes a bordo .
O evento inédito na história da UNIFIL, recebeu destaque da imprensa local, que confirmou o prestígio do Brasil no Líbano e comprovou a grande expectativa em relação à participação da Marinha do Brasil na Missão.