23/11/2011

Aeronave P-3AM faz sua primeira missão de busca e salvamento


A nova aeronave de patrulha marítima P-3AM Órion realizou nesta terça-feira (22/11) a sua primeira missão real de busca e salvamento. Depois de dois dias à deriva, o veleiro holandês Rolleman foi encontrado às 11h32 (horário de Brasília), a cerca de 315 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro.


O holandês Albert Deschipper, de 72 anos, partiu da Holanda em uma viagem de mais de um mês pelo Oceano Atlântico para encontrar com a esposa na cidade de Lapaloma, no Uruguai. Após uma parada para abastecimento em Cabo Verde, no dia 19 de outubro, Deschipper já seguia com o veleiro pela costa brasileira quando se perdeu na área da Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro. Depois de receber diversos avisos de ajuda que vinham da embarcação no domingo à noite (20/11), a esposa do velejador procurou o Consulado Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro.

“Assim que recebemos o pedido da esposa de Deschipper acionamos, na manhã da segunda-feira (21/11), o Salvamar Sueste (responsável pelas buscas na região em que a embarcação pediu ajuda) que, junto com a Aeronáutica, rapidamente encontrou o veleiro”, conta a funcionária do consulado, Patrícia Lehman.

Recém-incorporada à Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), o Esquadrão Orungan, foi acionada pelo serviço de busca da Marinha do Sueste (SALVAMAR Sueste) para auxiliar na procura da embarcação. Para encontrar o Rolleman, a tripulação utilizou os modernos sensores eletrônicos do P3-AM, como o radar e o flir, além da busca visual.

“Logo que a embarcação foi encontrada pela FAB, acionamos um navio para fazer a abordagem. O velejador estava bem, e já seguiu para o Uruguai”, disse o Adjunto da Sessão de Operações do SALVAMAR Sueste, Capitão-Tenente José Carlos Euzébio.

Sobre a busca

O Salvaero Brasília entrou em contato com o Esquadrão Orungan às 4h desta terça-feira (22/11). A tripulação foi acionada imediatamente e ao nascer do sol, às 6h, já auxiliava a Marinha nas buscas pelo veleiro. Logo na primeira etapa da missão - no período da manhã - foram avistadas as bandeiras do Uruguai e da Holanda que confirmavam que era a embarcação desaparecida. De acordo com o piloto da aeronave e Chefe de Operações do Esquadrão Orungan, Tenente Coronel Paulo Rogério Sobrinho, a rapidez com que o Rolleman foi encontrado mostra a capacidade do P3-AM. 


“Pelas dimensões, a embarcação é difícil de ser visualizada, mas a tripulação tinha experiência em busca e salvamento e utilizou os recursos do P-3AM. Além da busca visual, empregou a busca radar, que tem um alcance de 40 milhas (cerca de 65 quilômetros) e o equipamento MAGE, que auxilia a captação radar e nos dá a localização correta a partir da emissão de sinais pela embarcação”, explica o Tenente Coronel Sobrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário