24/11/2011

ÁGATA 3 – “Aeronaves da FAB estão em alerta”, afirma Comandante da FAC 107


A atuação da Força Aérea e os meios empregados na Operação Ágata 3 foram divulgados na manhã de hoje (23/11) em entrevista coletiva no Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS). A Aeronáutica foi representada pelo Comandante da Força Aérea Componente 107, responsável pelo emprego de meios aéreos no exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar. Ele destacou que militares e aeronaves estão em prontidão para intensificar a fiscalização, o patrulhamento e a defesa dos céus.


“Essa é uma missão constante da Força Aérea. Nossas aeronaves estão em alerta 24 horas por dia, 365 dias por ano, para interceptação de tráfegos ilícitos”, ressaltou o militar, lembrando que em torno de 50 aviões de Transporte, Inteligência, Asas Rotativas e Caça estão sendo empregadas na Ágata 3.


O Comandante da FAC 107 explicou, ainda, que um efetivo de 3500 militares está direta e indiretamente envolvido nas missões que compreendem mais de 6 mil km de fronteira com a Bolívia e o Peru. “Reforçamos nossas atividades para aumentar a segurança nesta área e, também, para atuarmos com uma maior interação com as outras Forças”, explica.


A entrevista coletiva contou com a presença do Comandante Militar do Oeste e da Ágata 3, General de Exército João Francisco Ferreira; do Comandante do Sexto Distrito Naval, Contra Almirante Márcio Ferreira de Melo; e de representantes de órgão federais e estaduais, que também estão envolvidos na Operação.


Fonte: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário