06/11/2011

B-2 Spirit da Usaf realiza voo de testes para o Polo Norte


Boeing B-2 Spirit

Em 27 de outubro ultimo um bombardeiro estratégico da United States Air Force (Usaf, Força Aérea norte-americana) Boeing B-2 Spirit fez um voo até o Polo Norte e retornou para a Base Aérea de Edwards (Califórnia) para testar os novos softwares e hardwares que foram instalados na aeronave.

O voo teve 18 horas de duração e os objetivos da missão foram concluídos com sucesso, uma vez que nenhum dos novos aviônicos e softwares apresentaram problemas em alta latitude, altitude e temperaturas extremamente baixas.

“Esta é a primeira vez que o B-2 operou em extrema latitude. Sendo um bombardeiro estratégico é necessário que ele possa operar em neste cenário pois, apesar de não existir alvos naquela região, é possível que a aeronave a utilize como rota para chegar nos alvos determinados”, explicou o Major Michael Deaver, do 31st Test and Evaluation Squadron’s B-2 Extremely High Frequency Test director.


Um dos requerimentos da missão era o lançamento de quatro bombas convencionais BDU-38, sem carga explosiva, num campo de provas de impacto de precisão próximo a Edwards, no retorno da viagem ao Polo Norte, ou seja, depois de mais de 18 horas de voo. Dessa forma, as equipes de técnicos e engenheiros conseguiriam analisar se os sistemas de localização da aeronave estavam funcionando de forma correta e se o B-2 conseguiria realizar ataques de precisão depois de voltar de uma região inóspita e de grande latitude como aquela.
O B-2 foi reabastecido em voo, na ida e na volta, por um Boeing KC-135.

Fonte: Revista Asas

Nenhum comentário:

Postar um comentário