11/06/2019

Tradição e história marcam Dia da Artilharia na 5ª Divisão de Exército com artilheiros da ativa e da reserva


Lapa (PR) – No dia 7 de junho, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) celebrou o Dia da Artilharia, reunindo efetivos de todas as organizações militares de Artilharia presentes na 5ª Divisão de Exército (5ª DE). O evento foi presidido pelo General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante da 5ª DE, acompanhado do General de Divisão R1 Luiz Carlos Minussi; dos Generais de Brigada R1 Luiz Henrique Abreu de Moraes e Cesar Nicodemus de Souza, e do Coronel William Wilson Alexandre Rueda, Comandante Interino da AD/5, bem como de autoridades civis e militares.


A solenidade foi realizada no 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP), Grupo General Sisson, sendo iniciada pela apresentação dos armamentos empregados, com os militares de suas guarnições em uniformes históricos que retratavam a evolução da Artilharia. A demonstração foi marcada pelo tiro de salva comandado pelo Gen Div R1 Minussi.


Imediatamente após o disparo, os grupamentos das Unidades e Subunidades de Artilharia entraram no pátio de formaturas, entoando a canção "Soldado de Artilharia". O Gen Bda R1 Abreu Moraes hasteou a insígnia do Marechal Emílio Luís Mallet, momento no qual todos os militares prestaram a continência ao Patrono da Artilharia. O simbólico sino de bronze, presente em diversas organizações militares de Artilharia, foi tocado meia-dúzia (seis) vezes, como homenagem aos artilheiros que deram suas vidas pela defesa da Pátria.


Em alusão ao aniversário da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), comemorado na mesma cerimônia, o Comandante da AD/5 realizou a entrega do medalhão Marechal Setembrino de Carvalho a personalidades militares e civil, como reconhecimento aos laços de amizade e distinta cooperação com o Grande Comando de Artilharia.

Encerrando a solenidade, os artilheiros presentes, os alunos do grêmio de Artilharia do Colégio Militar de Curitiba e a tropa desfilaram no pátio de formaturas do 15º GAC AP e concluíram as comemorações da data com o tradicional brinde do copo d´água, lembrando o gesto do Marechal Mallet nos campos de batalha na Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai).




Fonte: AD/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário