A unidade
do helicóptero EC725 entregue pela Helibras à Força Aérea Brasileira,
denominado H-36 FAB 8510, completou mil horas de voo com um expressivo balanço
das atividades desempenhadas. Com foco em transporte aéreo logístico e resgate
sobre o mar e a selva, o 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação Falcão da FAB,
sediado em Belém (PA), que opera o EC725, está sempre à disposição para atender
aos chamados recebidos utilizando a aeronave.
“Desde
que o helicóptero chegou já realizamos diversas atividades, como um combate a
incêndio em Macapá (AP), alertas SAR (de Busca e Resgate), missões
presidenciais, treinamento e duas missões muito importantes para nós: uma de
transporte médico de urgência e outra de busca e resgate de uma aeronave
desaparecida na região”, conta o Major Mário Jorge Siqueira Oliveira, chefe da
seção de Operações do 1º do 8º GAV.
A missão
de transporte médico de urgência aconteceu no dia 8 de novembro de 2013,
ocasião em que o Esquadrão comemorou 41 anos. A equipe foi acionada para
resgatar um indígena que havia sido picado por uma cobra venenosa. O EC725 voou
até a aldeia Najaty, a mais de 240 quilômetros de Macapá. “Devido à sua
velocidade e capacidade de carga, o helicóptero chegou ao destino em apenas uma
hora e meia e realizou com sucesso o resgate do paciente, mesmo em condições
difíceis”, ressalta o Major. Sem espaço para pouso na aldeia, a tripulação
infiltrou um médico e um homem SAR pelo guincho da aeronave e, após 30 minutos
de sobrevoo, içou os tripulantes e a vítima, um homem de 41 anos, que foi
imediatamente encaminhado para a capital do Estado.
Já o
alerta de busca e resgate foi acionado em setembro para localizar uma aeronave
que decolara de Belém e havia perdido contato com a torre de comando após
relatos de fumaça no motor. “Todos os indícios levavam a crer que havia
ocorrido uma queda, e 10 minutos após o alerta o helicóptero já estava voando
para o último local em que a aeronave foi identificada no radar”, diz o major
Mário. A tripulação logo encontrou a aeronave, ao identificar o foco de fumaça
na mata, mas a rotação do EC725 aumentava as chamas, e os homens de resgate
tiveram que descer em uma clareira próxima, mas infelizmente não havia
sobreviventes.
A
agilidade da aeronave e capacitação dos soldados mostrou que tais fatores são
decisivos para garantir segurança e auxílio, não somente em áreas extremas, mas
onde for necessário atuar. Para o Capitão Eduardo de Araújo Silva, comandante
do EC725 em uma das missões, o helicóptero trouxe maior eficiência ao grupo.
“Utilizamos nossa nova aeronave da melhor forma para cumprir a missão com
excelência. Há pouco tempo, atividades semelhantes seriam mais complexas e
desgastantes, mas hoje conseguimos ser mais eficazes com os recursos do
helicóptero”.
A FAB já
conta com quatro helicópteros EC725 em serviço e receberá outros 14 nos
próximos anos
Fonte: Helibras
A
unidade do helicóptero EC725 entregue pela Helibras à Força Aérea
Brasileira, denominado H-36 FAB 8510, completou mil horas de voo com um
expressivo balanço das atividades desempenhadas. Com foco em transporte
aéreo logístico e resgate sobre o mar e a selva, o 1º Esquadrão do 8º
Grupo de Aviação Falcão da FAB, sediado em Belém (PA), que opera o
EC725, está sempre à disposição para atender aos chamados recebidos
utilizando a aeronave.
“Desde
que o helicóptero chegou já realizamos diversas atividades, como um
combate a incêndio em Macapá (AP), alertas SAR (de Busca e Resgate),
missões presidenciais, treinamento e duas missões muito importantes para
nós: uma de transporte médico de urgência e outra de busca e resgate de
uma aeronave desaparecida na região”, conta o Major Mário Jorge
Siqueira Oliveira, chefe da seção de Operações do 1º do 8º GAV.
A
missão de transporte médico de urgência aconteceu no dia 8 de novembro
de 2013, ocasião em que o Esquadrão comemorou 41 anos. A equipe foi
acionada para resgatar um indígena que havia sido picado por uma cobra
venenosa. O EC725 voou até a aldeia Najaty, a mais de 240 quilômetros de
Macapá. “Devido à sua velocidade e capacidade de carga, o helicóptero
chegou ao destino em apenas uma hora e meia e realizou com sucesso o
resgate do paciente, mesmo em condições difíceis”, ressalta o Major. Sem
espaço para pouso na aldeia, a tripulação infiltrou um médico e um
homem SAR pelo guincho da aeronave e, após 30 minutos de sobrevoo, içou
os tripulantes e a vítima, um homem de 41 anos, que foi imediatamente
encaminhado para a capital do Estado.
Já
o alerta de busca e resgate foi acionado em setembro para localizar uma
aeronave que decolara de Belém e havia perdido contato com a torre de
comando após relatos de fumaça no motor. “Todos os indícios levavam a
crer que havia ocorrido uma queda, e 10 minutos após o alerta o
helicóptero já estava voando para o último local em que a aeronave foi
identificada no radar”, diz o major Mário. A tripulação logo encontrou a
aeronave, ao identificar o foco de fumaça na mata, mas a rotação do
EC725 aumentava as chamas, e os homens de resgate tiveram que descer em
uma clareira próxima, mas infelizmente não havia sobreviventes.
A
agilidade da aeronave e capacitação dos soldados mostrou que tais
fatores são decisivos para garantir segurança e auxílio, não somente em
áreas extremas, mas onde for necessário atuar. Para o Capitão Eduardo de
Araújo Silva, comandante do EC725 em uma das missões, o helicóptero
trouxe maior eficiência ao grupo. “Utilizamos nossa nova aeronave da
melhor forma para cumprir a missão com excelência. Há pouco tempo,
atividades semelhantes seriam mais complexas e desgastantes, mas hoje
conseguimos ser mais eficazes com os recursos do helicóptero”.
A FAB já conta com quatro helicópteros EC725 em serviço e receberá outros 14 nos próximos anos.
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