O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou o primeiro ensaio a quente do modelo de voo do Estágio de Propulsão Líquida (EPL). O acionamento do motor movido a oxigênio líquido e etanol foi realizado na quinta-feira (19/12) no banco de ensaios em São José dos Campos (SP).
Este é um passo importante rumo a
consolidação do uso da tecnologia de propulsão líquida, como é chamado o
combustível usado para impulsionar os veículos espaciais. Até então, o
país usa apenas a propulsão sólida
O teste do Motor L5, com 5 kN de empuxo,
integrado ao Sistema de Alimentação do Motor Foguete (SAMF), permitiu a
verificação funcional de todos os sistemas do estágio. Ambos foram monitorados e controlados por meio da eletrônica que será embarcada no veículo VS-30.
O ensaio também treinou as equipes do
IAE e da empresa Orbital para a Operação Raposa, prevista para o
primeiro semestre de 2014, quando Estágio de Propulsão Líquida será
testado em voo. Foram simuladas as condições de integração, carregamento
de oxigênio líquido e seqüenciamento de eventos de voo. Também foram
testados os sistemas de Ignição com pirotécnico de iniciação (IAE) e de
Suprimento de Energia, Comando e Atuação (Orbital).
Nos últimos meses todos os sistemas e
modelos de voo foram testados com êxito, como o banco de controle, a
qualificação do ignitor pirotécnico, testes elétricos e estruturais,
entre outros.
Apoio – O Sistema de Alimentação do Motor Foguete (SAMF) foi desenvolvido pela empresa Orbital em parceria com o IAE, tendo o apoio financeiro da FINEP. O Motor L5 foi concebido e projetado pelo IAE com recursos da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Apoio – O Sistema de Alimentação do Motor Foguete (SAMF) foi desenvolvido pela empresa Orbital em parceria com o IAE, tendo o apoio financeiro da FINEP. O Motor L5 foi concebido e projetado pelo IAE com recursos da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Fonte:Força Aérea Brasileira