15/02/2016

Arábia Saudita envia caças para base aérea na Turquia


Arábia Saudita está enviando aviões para a base aérea de Incirlik na província meridional turca de Adana, onde jatos da ISIL anti-coligação liderada pelos Estados Unidos já estão localizados, o chanceler turco Mevlüt Çavuşoğlu afirmou em meio a relatos em 14 de fevereiro que os jatos já chegaram.
"O reino saudita tem agora uma presença na base de Incirlik, na Turquia", o brigadeiro-general Ahmed al- Assiri foi citado pela estação de TV Al -Arabiya, na noite de 13 de fevereiro.

"Aviões sauditas estão presentes com as suas tripulações para intensificar as operações aéreas, juntamente com as missões lançadas partir de bases na Arábia Saudita", disse al- Assiri, sem entrar em mais detalhes.

No entanto, fontes militares turcas negaram a chegada de aviões sauditas. Fontes militares disseram ao jornal Hürriyet que aviões de guerra sauditas não tinham chegado a Incirlik, acrescentando que o prazo da chegada dos jatos sauditas se estenderia até duas ou três semanas.

Cavusoglu disse em 13 de fevereiro que os jatos sauditas seria implantado em Incirlik e os dois países poderiam participar de operações terrestres contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) na Síria.

"Eles [as autoridades sauditas] vieram e fizeram um reconhecimento da base. No momento, não está claro como muitos aviões virão", disse ele, acrescentando que eles ainda não têm um plano para uma operação terrestre.

Turquia e Arábia Saudita há muito defendem uma operação terrestre na Síria, mas nenhuma decisão concreta foi tomada para
uma dessas operações, disse Çavuşoğlu.

"Este não é um problema para a Turquia ou Arábia Saudita, estamos dizendo que a coalizão deveria estar fazendo isso", Çavuşoğlu disse quando questionado sobre relatos de uma operação terrestre possível contra ISIS pela Turquia e Arábia Saudita, na Síria.

"Mas não há uma decisão concreta sobre isso ainda, nenhuma estratégia de fato. Esta não é uma ideia nova, mas a partir de hoje não há uma decisão final sobre uma operação terrestre ", acrescentou.

Riad e Ankara são ambos oposição ao presidente sírio, Bashar al-Assad, cujo semana passada ministro das Relações Exteriores advertiu que qualquer intervenção de solo seria "uma grande agressão que deve ser combatida."

Al-Assiri disse que a decisão de implantar um número não especifico de caças na Turquia partiu de uma reunião em Bruxelas dos membros da coalizão liderada pelos EUA, que decidiram intensificar a sua luta contra os jihadistas na Síria e no Iraque. Ele ressaltou que a Arábia Saudita tomou sua decisão em coordenação com a coalizão e uma operação terrestre estava sendo planejada.

"Há um consenso entre as forças da coalizão sobre a necessidade de operações em terra e o Reino está comprometido com isso", disse al-Assiri.

"Especialistas militares se reunirão nos próximos dias para finalizar os detalhes, a força-tarefa e o papel a ser desempenhado por cada país", acrescentou.

O chanceler saudita, Adel al-Jubeir também disse a repórteres em 14 de fevereiro que seu país estava pronto para enviar forças especiais para a Síria para participar em operações terrestres contra o ISIS, sem dar mais detalhes.


Colaborou/Tradução: Saulo Santana

Fonte: Daily News

Nenhum comentário:

Postar um comentário