24/07/2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES - Engenhão é protegido por baterias anti-aéreas

As delegações e o público presente a cerimônia de encerramento dos 5º Jogos Mundiais Militares nem perceberam, mas em pontos estratégicos, do lado de fora do Engenhão, duas baterias anti-aéreas garantiam a segurança do espaço aéreo.
Os canhões Oerlikon de 35mm são capazes de disparar 1100 tiros por minuto atingindo alvos entre 3 e cinco mil metros de altitude. Operado por três homens, a torre de controle da bateria pode se mover em torno de seu eixo e o canhão pode ser apontado em ângulos de 10 a 90 graus, ou seja, em praticamente todas as direções. 

As duas baterias estão ligadas a um sistema de radar Saber, desenvolvido no Brasil. Mas além disso, o grupamento permanece em contato direto com o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro em Brasília, que possuí a cobertura radar da integralidade do Espaço Aéreo Brasileiro.
“Nossa equipe está pronta para proteger o espaço aéreo do Engenhão contra qualquer ameaça”, revela o Tenente Coronel do Exército João Márcio Barroso, Comandante do 1º Grupo de Artilharia Anti-Aérea. Além das defesas antia-aéreas, a Força Aérea Brasileira tem caças de prontidão para interceptar qualquer aeronave não autorizada que ingresse no perímetro do Estádio.

Fonte: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário