10/05/2013

A-29 Super Tucano emprega quatro bombas simultaneamente


O teste balístico do emprego simultâneo de quatro bombas BAFG-230, armamento de emprego geral utilizado pela aeronave de caça A-29 Super Tucano, foi realizado na quinta-feira (09/05) no Campo de Provas Brigadeiro Velloso durante a Operação Cachimbo A-29, que reúne os Esquadrões Escorpião(1°/3° GAV), Grifo (2°/3°GAV) e Flecha (3°/3° GAV) da Força Aérea Brasileira. Esta configuração na aeronave A-29 nunca havia sido empregada antes.
 

 
A aeronave FAB 5960, A-29 Super Tucano, decolou às 15h, da Serra do Cachimbo, para realizar o lançamento das 4 bombas nas áreas já preparadas para treinamento de armamento real pelas aeronaves da FAB. No cookpit estava o comandante do Grifo, Tenente-Coronel Franco.

Desde a preparação da aeronave, pela equipe de manutenção e armamento, ao lançamento dos artefatos pelo piloto, diversos militares dos três Esquadrões e do efetivo do Campo foram peças fundamentais neste acontecimento, tendo o emprego das 4 bombas sido realizado com sucesso. Os resultados colhidos desta missão serão agora aplicados em quaisquer planejamentos operacionais que a FAB almeje no futuro.

Fonte:  1°/3° GAv, 2°/3° GAv e 3°/3° GAv

 

2 comentários:

  1. esse aviao e um orgulho para a nossa naçao deviao investir mais na embraer nao comprar bagulho de fora vem aviao com controle remoto em casop de guerra o fabricante aperta um botao fica tudo no chao que nem no iraque

    ResponderExcluir
  2. esse aviao e um orgulho para a nossa naçao deviao investir mais na embraer nao comprar bagulho de fora vem aviao com controle remoto em casop de guerra o fabricante aperta um botao fica tudo no chao que nem no iraque

    ResponderExcluir