27/02/2018

PROSUB - Empresa brasileira se qualifica para fornecer cabos elétricos para submarinos


O Programa de Nacionalização do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB-PNP) tem como metas principais a capacitação de empresas brasileiras, a transferência de tecnologia e a absorção de conhecimentos por meio de treinamentos, assistência técnica, cursos e qualificação de produtos. Um dos projetos do PNP possui o objetivo de produzir cabos elétricos para submarinos. Neste projeto, o Naval Group, empresa parceira da Marinha do Brasil para a aquisição de materiais para os submarinos convencionais (SB-R) e o submarino com propulsão nuclear, buscou no mercado nacional empresas que produzissem cabos seguindo os padrões de qualidade necessários para um projeto de elevada complexidade.

A Tramar, empresa de capital 100% nacional, localizada na cidade de Cabreúva, a 70 km de São Paulo (SP), foi selecionada e ratificada pela Diretoria de Engenharia Naval. A empresa fabrica cabos especiais, espaguetes isolantes, fitas e camisetas trançadas para diversos setores da indústria, tais como: automobilístico, iluminação, siderurgia, refrigeração e petroquímica, produtos desenvolvidos com alta tecnologia agregada e garantidos por meio de certificações nacionais e internacionais.

Por meio do PNP, esta empresa foi qualificada com fornecedora dos cabos a serem instalados nos S-BR baseados em especificações estabelecidas pelo Naval Group. O desenvolvimento destes cabos proporcionou novos conhecimentos para a Tramar, que possibilitaram o desenvolvimento de novas soluções para as diversas especificidades, como por exemplo: a flexibilidade; a composição química do revestimento; e a tração mecânica. Esta qualificação abre novas oportunidades de negócio para a empresa em outros setores de tecnologia, mostrando assim que o objetivo do PROSUB de fortalecer a indústria nacional está sendo alcançado pelo Programa de Nacionalização.

Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário