12/04/2017

Projeto preliminar do submarino nuclear brasileiro é concluído com sucesso

Concepção do submarino com propulsão nuclear Álvaro Alberto
O Projeto Preliminar do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR) foi concluído, com sucesso, em janeiro deste ano.

O Projeto está sendo conduzido pelo Corpo Técnico de Projeto (CTP), no Escritório Técnico de Projetos (ETP) da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), localizado nas dependências do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), subordinados à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. Na parceria com a França, a Empresa francesa “DCNS” tem, como uma das atribuições contratuais, a Transferência de Tecnologia (ToT), em Projeto de Submarinos, exceto ao que se refere à planta de propulsão nuclear, cuja responsabilidade é, exclusivamente, da Marinha do Brasil.
Ressalta-se que, no escopo da ToT, a DCNS transfere know how quanto ao Projeto de Submarinos, além de prover Assistência Técnica, Suporte e Capacitação ao CTP, por meio de treinamento e transferência de documentação técnica de referência.

O CTP conta, hoje, com, aproximadamente, 200 integrantes, entre militares (Oficiais e Praças) e Funcionários Civis da Empresa “Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.” (AMAZUL), nos níveis de ensino superior e médio, dos quais 59 receberam treinamento em Projeto de Submarinos e Apoio Logístico Integrado (ALI), tanto na França, quanto no Brasil.
A conclusão do Projeto Preliminar foi validada pela DCNS e os seus resultados demonstraram a viabilidade e a exequibilidade do Projeto Final do SN-BR. O sucesso evidenciado ao término dessa Fase traduz um importante marco para a Marinha, transmitindo a confiança necessária para o prosseguimento das Fases subsequentes, quais sejam: detalhamento e construção do SN-BR.
Fonte: Marinha do Brasil

3 comentários:

  1. Quais os tipos de armas , suas configurações , países de origem que irão compor o arsenal dos subs brasileiros ?

    ResponderExcluir
  2. Ao contemplar essa informação, sinto-me tomado por uma sensação de orgulho e desconfiança. Orgulho, por saber do nível de competência e de capacidade que possuem os brasileiros envolvidos nesse programa e em particular nesse projeto de valor estratégico para reforçar e assegurar a soberania do nosso país.

    A desconfiança, se deve ao fato de não ter a certeza de que os políticos e governantes brasileiros, compreendam a importância e o significado e as reais consequências desse valor geo-politico não só para a defesa do nosso território, mas também para a pesquisa, economia, segurança, desenvolvimento e progresso do nosso país.

    ResponderExcluir
  3. já estamos em 2018 mas quanto ao submarino...... nada.

    ResponderExcluir