24/03/2014

Turquia derruba avião militar sírio próximo a fronteira


 O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou que as Forças Armadas de seu país derrubaram neste domingo um avião militar da Síria que se aproximava da fronteira em comum perto da província de Hatay, no litoral mediterrâneo.

Erdogan disse durante um comício eleitoral que "caças F-16 decolaram e derrubaram o avião", que "tinha violado o espaço aéreo" turco, informou a agência de notícias "Anadolu".

"Se violarem nosso espaço aéreo, nosso golpe será duro. Por isso parabenizo nossos nobres pilotos, parabenizo nossa Força Aérea", concluiu o político.

Segundo declarações do governador de Hatay, Mehmet Celalettin Lekesiz, o avião sírio caiu perto da fronteira no lado sírio, na região do município de Yailadag.

Tudo indica que o piloto do avião sírio se salvou, ao ejetar, mas se desconhece seu paradeiro, informou o site do jornal "Hürriyet".

Esta é a primeira vez que a Turquia derruba um avião militar do país vizinho, imerso em uma guerra civil há três anos.

Momentos antes da derrubada, as Forças Armadas turcas tinham informado que os sistemas de defesa antiaérea síria haviam "acossado" uma patrulha de seis F-16 turcos por meio de seu radar, algo que ocorre com frequência.

O governo islamita turco, que antes da guerra civil era aliado do presidente Bashar al Assad, é agora um de seus principais críticos e exige sua renúncia. 


Fonte: EFE


Nenhum comentário:

Postar um comentário