03/11/2013

Equador estreia na CRUZEX com avião fabricado no Brasil


 Pela primeira vez em 11 anos, o Equador participa de um exercício CRUZEX. As três aeronaves A-29 Super Tucano da Fuerza Aérea Ecuatoriana pousaram na Base Aérea de Natal às 19 horas dessa sexta-feira (01/11) e já se posicionaram ao lado das aeronaves da Força Aérea Brasileira.
 
De acordo com o Major Fabian Salazar, esse é o primeiro exercício aéreo do Equador com o Brasil desde a década de 70. "Nosso principal objetivo é ganhar experiência, aprender para complementar o que sabemos", afirmou o oficial do Esquadrão Halcones, baseado em Manta, cidade no litoral do Oceano Pacífico.


  Nessa estreia na CRUZEX, o país utiliza aviões Super Tucano, fabricados pela empresa brasileira Embraer. Recebidas a partir de 2010, estas são as aeronaves de combate mais novas que participarão da CRUZEX Flight 2013.

Desenvolvido pela Embraer após um requisito elaborado pela Força Aérea Brasileira, o Super Tucano já foi exportado para Equador, Chile, Angola, Burkina Faso, Mauritânia, Colômbia, Senegal, República Dominicana e Indonésia, além de já ter sido vencedora em uma concorrência dos Estados Unidos. A FAB recebeu 99 unidades e também utilizará o modelo na CRUZEX Flight 2013.

Fotos: Fuerza Aérea Ecuatoriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário