03/11/2013

Força Aérea do Uruguai chega à Base Aérea de Natal


 Oito aeronaves e 57 militares da Força Aérea do Uruguai chegaram na tarde desta sexta-feira (1/11) à Base Aérea de Natal para o exercício CRUZEX Flight 2013. Os uruguaios irão participar da manobra com seis aeronaves de combate: três A-37B Dragonfly e três IA-58 Pucará. Para o transporte das equipes de apoio, foram mobilizadas uma aeronave C-130B Hércules e outra C-120 Brasília.
 
Esta é a quinta vez que a Força Aérea Uruguaia participa da CRUZEX. “A expectativa é muito grande, principalmente dos pilotos mais jovens. Temos uma força aérea pequena, por isso é um grande esforço estarmos aqui. Queremos buscar mais experiência”, afirma o Coronel Aviador José Luis Visconti, comandante da delegação uruguaia e participante da CRUZEX em Natal pela quarta vez.

Os aviões uruguaios decolaram na quinta-feira (31/10) da Base Aérea de Durazno, no Uruguai, e fizeram escala na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.



Aeronaves
 
O Cessna A-37B Dragonfly, ou Super Tweet, é uma aeronave de ataque leve, reconhecimento e treinamento desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1960. O A-37B teve participação ativa pela Força Aérea americana durante a Guerra do Vietnã. O caça possui uma metralhadora e pode lançar bombas e foguetes, além de outras armas. O Dragonfly é operado por 15 países, incluindo Alemanha, Coréia do Sul e Bangladesh.

O IA-58 Pucará é um avião de ataque leve e apoio aproximado desenvolvido na década de 1970 pela Argentina. O Pucará chegou a participar de combates durante a Guerra das Malvinas. Atualmente é operado pelas forças aéreas da Argentina, Colômbia, Sri Lanka e Uruguai.

“Nosso foco na CRUZEX são as missões de ataque ar-solo. Estamos muito felizes de participar desse exercício, que é o maior da América do Sul. Vai ser a primeira vez que trabalharemos juntos com a Força Aérea Canadense, por exemplo”, afirmou o Coronel Visconti, que é piloto de A-37.


 Fonte: CRUZEX Flight 

Nenhum comentário:

Postar um comentário