Atualmente, na usina de Amur em Komsomolsk-no-Amur se encontra um submarino nuclear inacabado do projeto 971 Irbis. Sua construção começou em 1994, mas em 1996 foi interrompida quando o navio estava acabado a 42%, estava totalmente pronto o casco durável. Em 2011, foi anunciado que a usina não irá mais construir submarinos nucleares. No entanto, no caso de interesse da Marinha indiana no submarino inacabado Irbis, esta decisão pode ser revista.
A Índia também tem um submarino nuclear de sua própria produção Arihant, que entrou em serviço da Marinha em 2011. Ele continua a passar testes extensos, principalmente relacionados com a configuração do sistema de mísseis Sagarika instalado a bordo. A configuração atual de Arihant, a construção prevista de navios desta série (até 2023 serão construídos quatro submarinos) leva a um aumento nas necessidades do lado indiano em pessoal de submarino treinado. Além disso, os submarinos nucleares russos do projeto 971 são muito superiores aos navios indianos em capacidades de combate a alvos submarinos.
O Chakra foi alugado pela Índia por um período de 10 anos por 970 milhões de dólares. É possível que o custo de locação do novo submarino será maior: ele exige trabalhos de conclusão mais sérios. Além disso, a Rússia propõe à Índia modificar o projeto, aplicando nele tecnologias usadas em submarinos nucleares do projeto 885 Yasen. Em 2008, o chefe do Serviço Federal Russo de Cooperação Técnico-Militar, Mikhail Dmitriev, falou da possibilidade de passar à Índia vários submarinos sob condições de locação.
O aluguer de submarinos adicionais permitirá à Índia reduzir o seu atraso da China no desenvolvimento da frota de submarinos nucleares. A Marinha chinesa tem atualmente em serviço quatro submarinos nucleares de mísseis e cinco submarinos nucleares multiuso de sua própria construção.

Três submarinos nucleares de mísseis do projeto 094 e dois submarinos nucleares multiuso do projeto 093 são navios relativamente novos, que continuam passando testes e configurações finais dos principais sistemas. No entanto, submarinos russos do projeto 971 são superiores em capacidades de seus sistemas de armas e em invisibilidade quaisquer navios semelhantes de construção indiana ou chinesa. A presença de dois desses submarinos na Marinha indiana vai permitir à Índia reforçar a sua posição naval no oceano Índico.


Fonte: Voz da Rússia