28/05/2013

No dia dos Peacekeepers, 5º pelotão da FAB embarca para o Haiti

Na manhã desta terça-feira (28/5), dia internacional dos Mantenedores da Paz, os Peacekeepers, 29 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) embarcaram na Base Aérea de São Paulo (BASP) para o Haiti. É o 5º Pelotão da Aeronáutica a integrar a Missão de Paz da ONU (MINUSTAH) para a estabilização do Haiti.

Criada em 2004, a MINUSTAH reúne 19 países sob o comando do Brasil com o objetivo de reconstruir e manter a paz no país. O grupo é composto por quatro militares da Base Aérea de Campo Grande e 25 dos batalhões de infantaria da Guarnição de São Paulo: Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Parque de Material de Aeronáutica de São Paulo (PAMA-SP), Grupo de Infraestrutura de Apoio de São José dos Campos (GIA-SJ), Academia da Força Aérea (AFA), Base Aérea de São Paulo (BASP), Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) e Núcleo da Base Aérea de Santos (NUBAST).
Sonho e responsabilidade

Antes do embarcar no C-130 Hércules, os militares receberam o dístico azul da ONU das mãos dos familiares, que também acompanharam a solenidade militar de despedida. Exemplo é a família do soldado Raphael Luigy Souza Santos, 20 anos, que saiu às 6h30 da manhã de Santos (SP) para vê-lo embarcar. A mãe, o padrasto, a irmã, o primo e a namorada ficaram o tempo todo ao lado do jovem. “É um sonho dele”, diz a mãe Cristina Piedade de Souza, com os olhos vermelhos. A foto do celular tirada na sala de embarque vai virar no papel de parede do priminho de 10 anos.
O Chefe do Estado-Maior do IV COMAR, Coronel Aviador Ivan Moisés Ayupe, destacou a responsabilidade do pelotão de representar o Brasil e a importância do apoio da família. “Os 200 milhões de brasileiros estarão atentos as ações de vocês”, afirmou o Coronel.
Missão

Sob o comando do 1º Tenente de Infantaria Rafael Gomes Moreira, de 28 anos, o 5º Pelotão da Aeronáutica realizará missões de patrulhas a pé e motorizadas, escolta de comboios e controle de distúrbios. A preparação do grupo começou em janeiro deste ano. O treinamento incluiu preparo físico, instrução de tiro, patrulha e saúde operacional. Além disso, o grupo realizou estágio no Mato Grosso. A tropa deve ficar no Haiti por cinco meses.
Fonte: FAB

2 comentários:

  1. A segurança do Haiti será feita com profissionalismo, dedicação e solidariedade.
    Que todos que vão e voltam do Haiti também estejam em segurança.

    ResponderExcluir