28/05/2013

Inauguração do Centro de Simuladores de navios do CIABA

Autoridades e convidados conhecem o Sistema I do Centro de Simuladores
com uma ponte de comando do tipo “Full Mission”
No dia 10 de maio, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) cerimônia de inauguração do Centro de Simuladores de Navios “Capitão-de-Longo-Curso José Jacaúna Sales”. 

 O Centro de Simuladores foi concebido dentro dos mais altos padrões tecnológicos e inclui modelos de navios, de portos nacionais e estrangeiros, além de permitir a modelagem de cenários e navios pelo próprio usuário. Ele é composto por três sistemas: o Sistema I, utilizado para treinamento avançado da tripulação; o Sistema II, utilizado para treinamento avançado individual; e o Sistema III, utilizado para treinamento básico. 


O Sistema I conta com uma ponte de comando do tipo “Full-Mission” e seis pontes auxiliares. Os Sistemas II e III são compostos de 12 cabines individuais, onde são possíveis diversas simulações de atracação, desatracação, comunicações, manobras de navios, operações de emergência, posicionamento dinâmico, navegação por cartas eletrônicas, dentre outras. 

O nome do Centro de Simuladores de Navios é uma homenagem ao Capitão-de-Longo-Curso (CLC) Jacaúna, que dedicou os últimos anos de sua vida ao Ensino Profissional Marítimo, como professor do CIABA. 

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, e contou com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Ademir Sobrinho; do Gerente Técnico do Projeto do Simulador de Passadiço, Professor Paulo Vítor Zigmantas; do Gerente Executivo de Transporte Marítimo da TRANSPETRO, Júlio Cezar da Costa Muniz; da esposa e filha do CLC Jacaúna, Maria Benedita Costa Sales e Maria Cristina Sales, respectivamente; de autoridades civis e militares; e representantes da comunidade marítima local e da Sociedade Amigos da Marinha - Pará.

Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário