25/05/2013

Navio-Patrulha Oceânico “APA” atraca, pela primeira vez, em porto brasileiro


O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA”, segundo navio da classe NPaOc, esteve no dia 7 de maio, pela primeira vez em terras brasileiras, no Porto do Rio Grande (RS), onde permaneceu até o dia 13. O navio foi aberto à visitação pública, no dia 12. Do Rio Grande seguirá para Itajaí, chegando, em 24 de maio, no Rio de Janeiro (RJ). 

  O navio partiu da Base Naval de Portsmouth, no Reino Unido, no dia 11 de março, tendo feito escala em diversos países, entre eles: Angola, Espanha, Gana, Mauritânia, Namíbia, Portugal e Senegal. Durante a travessia pelo Atlântico pôde interagir com as Marinhas dos países Africanos visitados, realizando exercícios conjuntos e treinamento anti-pirataria. 

O NPaOc “APA” é o segundo do lote de três navios adquiridos pela Marinha, como parte do Programa de Obtenção de Meios, sendo incorporado à Força, no dia 30 de novembro de 2012, quando recebeu o nome de “APA”, uma referência ao importante rio da Região do Pantanal, que delimita a fronteira entre o Brasil e o Paraguai, cuja bacia hidrográfica tem cerca de 12.000 quilômetros quadrados em território brasileiro. 

O principal destaque dos Navios-Patrulha Oceânicos é sua autonomia de navegação, podendo ficar até 35 dias sem reabastecimento. Poderá ser utilizado em diversas tarefas, tais como operações de Patrulha Naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção à poluição hídrica, e principalmente no patrulhamento da “Amazônia Azul”. O NPaOc “APA” irá operar, primordialmente, na região das bacias petrolíferas do Espírito Santo, de Santos e do Rio de Janeiro.
Especificações do NPaOc “APA”

Peso: 1.800 toneladas;
Comprimento total: 90,5 metros;
Deslocamento carregado: 2.170 toneladas;
Velocidade máxima: 25 nós (equivalente a 46 km/h);
Autonomia: 35 dias;
Capacidade de tropa embarcada: 51 militares;
Capacidade de transporte de carga: seis contêineres de 15 toneladas; e
Armamento: um canhão de 30mm e duas metralhadoras de 25mm.

Fonte: Marinha do Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário