11/07/2012

Marinha do Brasil inicia projeto do submarino com propulsão nuclear

Maquete do submarino nuclear brasileiro

Em 6 de julho, foi realizada, no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), a cerimônia de início do projeto do Submarino com Propulsão Nuclear brasileiro (SN-BR). A solenidade contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer; do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; do Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante-de-Esquadra (Refº) José Alberto Accioly Fragelli; além de outras autoridades.

 O evento marcou uma importante etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Totalmente projetado e construído no País, o SN-BR será o primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. Para sua execução, foi inaugurado, na mesma ocasião, o Escritório Técnico de Projetos em São Paulo. O local, especialmente equipado com avançados recursos de Tecnologia da Informação (TI) e uma sala de videoconferência, é destinado a atender às necessidades que um empreendimento dessa magnitude demanda. Desse modo, os engenheiros navais brasileiros, recém chegados da École de Conception des Sous-Marins, em Lorient, na França, poderão projetar o submarino com propulsão nuclear, utilizando os mesmos métodos, técnicas e processos de construção desenvolvidos pelos franceses.

Engenheiros que participarão do projeto do submarino com propulsão nuclear brasileiro



O PROSUB, inserido no escopo de contrato firmado entre a Marinha e a empresa francesa DCNS (Direction des Constructions Navales et Services), exceto a parte nuclear da planta de propulsão, engloba ainda a construção de um estaleiro e base naval, na região de Itaguaí (RJ), e de quatro submarinos convencionais. Entre os benefícios para o País, estão o fortalecimento da indústria nacional e o aprimoramento da qualificação técnica de profissionais brasileiros que trabalharão no Programa, garantindo ao Brasil a capacidade de desenvolver e construir seus próprios submarinos no futuro, de forma independente.

Vantagens do submarino de propulsão nuclear brasileiro

O submarino nuclear é um dos meios navais mais complexos idealizados pelo homem, possuindo significativas vantagens táticas e estratégicas. Seu reator nuclear, por ser uma fonte quase inesgotável de energia, garante-lhe enorme autonomia, podendo desenvolver velocidades elevadas por longos períodos de navegação, ampliando sua mobilidade e permitindo-lhe patrulhar áreas mais extensas dos oceanos. Além de poder operar ininterruptamente mergulhado, em completa independência do ar atmosférico, sendo praticamente indetectável, inclusive por satélites.

Fonte: Marinha do Brasil


2 comentários:

  1. Esse submarino vai sobre atrasos igual ao fx2, nossos, tataranetos talvez consigam velo navegar, mas ja estará obsoleto !!! ridículo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vai ser igual ao fx2 vai ficar adiando 30 anos e depois desistem ! esses projetos dão muito dinheiro aos políticos !!!

    ResponderExcluir