14/03/2012

FAB - Realizada campanha de ensaio em voo com aeronave de transporte C-130 Hércules



O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) realizaram uma campanha de ensaios em voo com a aeronave de transporte C-130H, no período de 27 de fevereiro a 2 de Março, a partir da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. O objetivo foi determinar as condições de emprego para certificação do sistema de autodefesa, com a realização de lançamentos de flares - artefatos aumentam a segurança de operação da aeronave em voos sobre territórios com possíveis ameaças de mísseis guiados por calor.


Foram realizados voos de ensaio pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), explorando diversas condições de uso do sistema de defesa. Participaram da campanha, ainda, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Fomento Industrial (IFI), este responsável pela certificação completa do sistema de autodefesa da aeronave C-130H, por parte do DCTA, além do 1º Grupo de Transporte Terrestre, do Esquadrão Flecha (3º/3º GAV) e do Esquadrão Puma (3 º/8º GAV).

Também serão realizados ensaios para as condições de emprego do sistema de autodefesa da aeronave C-130H com o lançamento de chaffs, artefatos que têm o propósito de despistar possíveis ameaças que se utilizam de radar para rastrear a aeronave.


Fonte: ACS/DCTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário