07/12/2011

Boeing recebe contrato para primeira grande modernização de caças F/A-18D Hornets da Malásia



A Boeing recebeu um contrato avaliado em US$ 17,26 milhões através do programa FMS (Foreign Military Sales) no dia 28 de novembro para realizar a primeira grande modernização da frota de oito caças F/A-18D Hornets da Real Força Aérea da Malásia (RMAF). Confirmando os detalhes do acordo no dia 7 de dezembro na exibição LIMA 2011 (Langkawi International Maritime and Aerospace), em Langkawi, Malásia, a Boeing disse que o contrato abrange o desenvolvimento, design e instalação de kits de modernização que vão oferecer uma melhorada navegação, designação de alvos e consciência situacional.




A proposta de kits de alteração de engenharia 618 (ECP 618) inclui melhorias no sistema GPS, uma tela a cores no cockpit com moving map, capacidade de identificação amigo ou inimigo (IFF) e adição do sistema conjunto de dados mostrados no capacete JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System). Abrange também a manutenção e o treinamento das tripulações nesses novos sistemas.

Os kits serão preparados pela Boeing na sua fábrica em St. Louis, Missouri, antes de ser instalados nas aeronaves na sua base em Butterworth, Malásia, onde o modelo é operado pelo Esquadrão 18. A execução do contrato deve terminar em abril de 2015.

“Esses upgrades vai oferecer uma maior capacidade para a frota de Hornets da RMAF para manter a eficácia, interoperabilidade com os aliados e são operacionalmente relevantes para os próximos anos”, disse Julie Praiss, diretor de Apoio Tático de Aeronaves e Suporte Armas da Boeing Global Services. “A Boeing espera que a nossa parceria contínua com a Real Força Aérea da Malásia e da Marinha dos EUA possa garantir que esses F/A-18Ds continuem a servir as necessidades de combate e as missões de interdição da Malásia.”

As atualizações também tornam os F/A-18Ds da RMAF mais compatíveis com o modelo F/A-18E/F Super Hornet, que a Boeing está oferecendo para atender o novo prograna de aviões de combate multi-missão da Malásia.

O Governo da Malásia encomendou oito caças F/A-18D Hornets num contrato assinado em 09 de dezembro de 1993. As quatro primeiras aeronaves chegaram em Butterworth no dia 27 de maio de 1997, na sequência do qual o Esquadrão 18 foi oficialmente formado no dia 1º de julho de 1997 para operar as aeronaves, com os quatro restantes chegando no dia 28 de agosto de 1997. Desde então, a Boeing vem fornecendo apoio logístico para apoio a frota na base da RMAF em Butterworth, Malásia. Estes programas são de apoio de engenharia e suporte logístico, treinamento de pilotos e publicações técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário