08/03/2016

Coreia do Norte garante ter reduzido ogivas nucleares para equipar mísseis balísticos

 

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, declarou nesta terça-feira (8) que o seu país conseguiu reduzir o tamanho de suas ogivas nucleares e agora é capaz de utilizá-las em mísseis balísticos de longo alcance, informou a agência sul-coreana Yonhap.

 

Segundo a publicação, o discurso de Jong-un foi veiculado pela rádio central da Coreia do Norte. O líder revelou que Pyongyang cumpriu a tarefa de “redução de peso de ogivas nucleares e sua padronização para mísseis balísticos."

Na véspera, a Coreia do Norte havia declarado que suas forças nucleares estão preparadas para realizar um “ataque preventivo” contra a parte continental dos EUA e a Coreia do Sul, se a medida for necessária para a segurança do país.

A ameaça veio em resposta a amplos exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul, iniciados em território sul-coreano na segunda-feira (7). Fontes militares de Seul, citadas pela agência de notícias Yonhap, informaram que os exercícios incluem um plano de ataques precisos contra altos cargos políticos e militares de Pyongyang.

Rússia, por sua vez, declarou que as ações militares de Washington e Seul na península coreana são de uma proporção sem precedentes, e criticou a pressão desproporcional exercida sobre Pyongyang.

Os EUA intensificaram os esforços de implantação de armamento estratégico na Coreia do Sul em resposta às violações de resoluções da ONU por parte da Coreia do Norte, que recentemente realizou um teste nuclear e o lançamento de mísseis balísticos de longo alcance.

Fonte: Sputnik Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário