28/09/2015

Divisão Encouraçada participa de Exercício de Integração de Simulações


 Santa Maria (RS) - No período de 21 a 24 de setembro, o Exército Brasileiro realizará um Exercício de Integração de Simulações, oportunidade em que reunidas em uma mesma operação as diferentes modalidades de simulação de combate - viva, virtual e construtiva.

O exercício incluirá as representações virtual e real de uma Força Tarefa blindada liderada pelo 7º Batalhão de Infantaria Blindado (FT 7° BIB), que empregará uma companhia de fuzileiros blindada (Cia Fuz Bld) disposta, fisicamente, no terreno, no interior do Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB) – Saicã, em Rosário do Sul/RS, com o uso de equipamentos geo-referenciados que a inserirá num mapa virtual.



 Outra Cia Fuz Bld conduzirá sua manobra, utilizando computadores num ambiente virtual, junto ao Centro de Instrução de Blindados, situado no Bairro Boi Morto, em Santa Maria. Por fim, o Comandante e o Estado-Maior do Batalhão da FT 7° BIB, mais duas companhias, trabalharão no Centro de Adestramento e Simulação de Posto de Comando (CAS-PC), localizado junto à sede do Campo de Instrução de Santa Maria dentro do CISM, inseridos na chamada simulação construtiva.


 Uma intensa integração ligará cada componente da FT 7° BIB, dispostos em diferentes localizações, por intermédio de avançada tecnologia, proporcionando interação entre as missões cumpridas por cada um dos executantes. Tiros de artilharia executados no ambiente da simulação construtiva no CISM, por exemplo, afetarão a tropa que se encontra atuando no terreno, em Saicã.


O Exercício de Integração de Simulações proporciona um grande salto na qualidade do adestramento das tropas do Exército, uma vez que determinadas ações que, dificilmente, poderiam ser representadas, em ambiente real, são reproduzidas no ambiente virtual, com economia de recursos financeiros e materiais, redução de riscos a vidas humanas, preservação do meio ambiente, e possibilidade de inúmeras repetições, dentre outros benefícios, de acordo as considerações do controlador do adestramento.

Fonte: 3ª DIVISÃO DE EXÉRCITO - Divisão Encouraçada.

Ten Chiarello / 3ª DE  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário