07/07/2014

Marinha do Brasil recebe aeronaves UH-15 do Projeto H-XBR


 A Marinha do Brasil (MB), em uma cerimônia realizada, em 13 de junho, nas instalações da empresa Helibras, em Itajubá (MG), recebeu mais duas aeronaves EC725/UH-15 do Projeto H-XBR, designadas N-7103 e N-7106. Esse projeto, coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB), por intermédio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), possui como objeto principal 50 aeronaves EC725 a serem entregues às Forças Armadas, sendo 16 aeronaves para cada Força, além de duas aeronaves VIPs para atendimento da Presidência da República.

No escopo do Projeto está prevista, ainda, a entrega de um Flight Training Device (FTD) para cada Força Singular, com o intuito de possibilitar o treinamento nas versões Operacionais das aeronaves de cada Força, além de um Full Flight Simulator (FFS), de propriedade da Helibras, atualmente sendo instalado no Recreio dos Bandeirantes (RJ), para atendimento, também, ao segmento offshore do País.

A MB já recebeu duas aeronaves UH-15 Common Basic Vehicle (CBV), sendo a primeira (N-7101) em 2011 e a segunda (N-7102) em 2013, com previsão de sofrerem posterior modificação, com a finalidade de passarem à configuração das aeronaves para a versão Básica. As aeronaves N-7103 e N-7106 já foram entregues na versão Básica e essa última foi a primeira que passou por todas as etapas de montagem no País, representando um marco para indústria nacional, especificamente para empresa Helibras.
 
As aeronaves foram recebidas por uma Comissão presidida pelo Grupo de Acompanhamento e Controle (GAC-Helibras), com integrantes das três Forças e entregues à Marinha do Brasil. Estiveram presentes ao evento o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos; o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Liseo Zampronio; o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias; o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; e o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante José Roberto Bueno Júnior. Também prestigiaram a cerimônia a Deputada Federal Perpétua Almeida, presidente da Comissão Parlamentar de Defesa, o Deputado Estadual Ulisses Gomes, o Diretor do IFI (DCTA-FAB), o Diretor do IPEV (DCTA-FAB) e o Secretário Municipal de Industria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Eduardo Mauad.

Durante a cerimônia, em suas palavras, o Comandante da Marinha parabenizou a Helibras e externou sua satisfação em receber as aeronaves. O Presidente da Helibras ressaltou mais uma vez a longa parceria entre a MB e a empresa.


Fonte: Marinha do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário