12/05/2014

Fragata “União” realiza Operação “Passex MNF” com meios da Marinha Nacional da França (MNF)



 De 29 a 30 de abril, foi realizada a Operação “PASSEX MNF”, na área marítima do Rio de Janeiro, que contou com a participação da Fragata “União”, e de dois navios da Marinha Nacional da França: o Navio de Proteção e Comando BPC “MISTRAL” e a Fragata “LAFAYETTE”.

Na operação, as unidades navais dos dois países realizaram exercícios de manobras táticas, “Light-Line” diurno e noturno, “Leap-Frog”, transferência de carga leve, “Helo Cross Deck”, exercícios de COC/comunicações, trânsito sob ameaça assimétrica e exercício de “Basic Interdiction and Boarding”.


Em paralelo aos exercícios realizados no mar entre as unidades navais, foram conduzidos exercícios em terra, na região da Restinga da Marambaia, entre Fuzileiros Navais da Divisão Anfíbia e tropas do Exército Francês. Na ocasião, houve o embarque de Fuzileiros Navais e três Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) do Corpo de Fuzileiros Navais a bordo do BPC “Mistral”, com o posterior desembarque de tropas na área da Marambaia, mediante Movimento Navio-Terra (MNT) e Movimento Helitransportado (Helt).

O propósito da Operação “PASSEX MNF” foi plenamente atingido ao contribuir para a manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra e para o incremento da interoperabilidade, cooperação e estreitamento de laços de amizade entre a Marinha do Brasil e a MNF.

Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário