21/03/2014

33º Batalhão de Infantaria Mecanizado recebe 13 viaturas blindadas


 Serão entregues oficialmente na próxima segunda-feira (24), no 33º BI Mec (Batalhão de Infantaria Mecanizado), em Cascavel, 13 novas VBTP–MR (Viaturas Blindadas de Transporte Pessoal Média Sobre Rodas), conhecidas como Guarani.

  O evento, considerado um marco para a unidade cascavelense do Exército Brasileiro, contará com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do comandante do Exército, Enzo Martins Peri, além de 18 oficiais generais.

De acordo com o comandante do 33º BI Mec, Eloy Woellner Júnior, a unidade de Cascavel é a primeira a adotar esse tipo de veículo e se adaptar à mudança da infantaria motorizada para a mecanizada, denominada assim desde o dia 24 de maio de 2013. 

"Essa é uma grande transformação da força terrestre do Exército, que traz com essas novas viaturas uma tecnologia agregada para uma mobilidade maior, já que o veículo é uma proteção aos soldados, por conta da execução ser remotamente controlada dentro do tanque, e o impacto de dissuasão contra o inimigo em situações de batalha", explica o comandante.


O veículo Guarani, que pode andar tanto em terra quanto na água, tem uma mobilidade de locomoção de até 110 km/h e pode ser equipado com canhão de 30 milímetros e metralhadoras ponto 50 e 7,62.

Os carros serão utilizados em treinamentos militares e também nas operações contra o crime organizado das quais o Exército tem participado esporadicamente nas regiões de fronteira. Até o fim do ano o Batalhão deverá receber um total de 29 veículos Guarani.
 
Segundo o comandante Eloy, a estreia desses blindados deverá acontecer na próxima edição da Operação Ágata, comandada pelo Exército Brasileiro e com participação das Polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar.
 

CANTEIRO DE OBRAS

 

No 33º BI Mec (Batalhão de Infantaria Mecanizado) de Cascavel, o canteiro de obras para guardar os novos blindados continua a todo vapor. Estão sendo construídos na companhia sete prédios, quatro dos quais são destinados para os veículos Guarani. Nos outros três prédios ficarão os serviços de abastecimento, lavagem, lubrificação e reserva de armamento. O valor aproximado de toda a obra é de R$ 20 milhões.

Fonte: O Paraná via Exercito Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário